domingo, 18 de março de 2012


Livro mostra frutos nativos da Amazônia

Inpa publica a obra Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-Am, que dissemina conhecimentos científicos sobre as espécies frutíferas da região e resgata a cultura local

-  A  A  +
Marina Franco
Planeta Sustentável - 02/03/2012
Para disseminar o conhecimento acerca dos frutos originários da Floresta Amazônica, o Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia publicou um livro em que lista 38 frutos nativos da região. Eles foram catalogados em 10 feiras livres de Manaus e aparecem na publicação em aproximadamente 600 fotografias.

Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-Am é resultado de dois anos de pesquisa do especialista em sistemática de palmeiras e fruteiras nativas da Amazônia, Afonso Rabelo. Rabelo, que faz parte da Coordenação de biodiversidade do Instituto, fez a caracterização botânica de cada espécie, com destaque para a descrição das plantas, o hábito de crescimento, as flores, folhas, os frutos e as sementes.

Também há indicações sobre a época de comércio dos frutos, os preços cobrados nas feiras regionais e as principais formas de consumo. Geralmente as espécies são consumidas in natura, mas há também aquelas com potencial para uso na culinária e na agroindústria.

Os textos foram produzidos com linguagem simples e objetiva, para alcançar público diverso, como agricultores, pesquisadores e estudantes do ensino fundamental, médio ou universitário. De acordo com seu autor, além de disseminar o conhecimento científico, o livro pode servir de fonte para pesquisas que visam incorporar as árvores fruteiras da Amazônia ao agronegócio ou criar leis para proteger as espécies raras. A obra ainda ajuda a resgatar a cultura amazonense.

Segundo Rabelo, a maioria das fruteiras da região não apresenta potencial para o comércio da madeira. No entanto, algumas espécies tornaram-se escassas nas feiras de Manaus por conta do desmatamentopara abertura de estradas e para a expansão da agropecuária, além do desenvolvimento sócio-econômico próximo das zonas urbanas. É o caso dos seguintes frutos: Piquiá, Pajurá, Sorvinha, Uxi, Jatobá, Bacaba, Patauá e Sapota-do-Solimões.

O livro publicado pelo Inpa também cita as espécies amazônicas que têm boa aceitação nos mercados nacionais e, até, internacionais. São produtos que geram oportunidades de geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida, como: Açaí-do-Amazonas, Açaí-do-Pará, Buriti, Bacaba, Patauá, Castanha-do-Brasil, Camu-camu, Cubiu, Cupuaçu, Guaraná, Murici-amarelo, Pupunha, Sorvinha, Taperebá e Tucumã. 
Frutos Nativos da Amazônia comercializados nas feiras de Manaus-Am pode ser adquirido na livraria da editora do Inpa, que fica na Avenida André Araújo, 2936, no bairro do Aleixo, em Manaus/AM, ou pelo telefone (92) 3643-3223

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !