sábado, 24 de março de 2012

Na Espanha, em 14 anos, coleta seletiva deu um salto






MADRI - Na Espanha, a consciência ecológica evolui com rapidez e as três esferas da administração pública (municipal, regional e central) dão resposta aos esforços dos cidadãos para separar em suas casas as embalagens, os papéis e os vidros: 66% do lixo são reciclados, sendo que a média europeia ronda 50%. Em 1998, com a aprovação da lei de embalagens, este percentual estava em 4,8%. Com a implantação do Plano Nacional de Resíduos Urbanos, dois anos mais tarde, que obrigou a construção de plantas de classificação e compostagem, pulou para 34%. Segundo uma pesquisa recente, em 83% das residências consultadas existe o hábito de reciclar.
- Está bem visto reciclar e mal visto não reciclar. A evolução na Espanha tem sido bem rápida, principalmente se levarmos em conta que a reciclagem aqui é voluntária. Não há multas, como acontece em alguns países, para quem não recicla. Na Espanha se soube transmitir as vantagens da reciclagem. É uma conscientização que começa, por exemplo, com as crianças, nos colégios - conta o engenheiro Paco Colomer, pesquisador do Grupo Ingres (Grupo de Engenharia de Resíduos), da Universidade Jaume I.
Para dar vazão ao esforço cidadão, costuma haver trios de contêineres - um para embalagens, outro para papel e outro para vidro - a cada 250 metros, atendendo uma população de cerca de 500 pessoas. Todo o lixo depositado é levado para as unidades de classificação e, de lá, encaminhados para reciclagem. O lixo que a população não seleciona também é classificado nas unidades de compostagem e cerca de 50% conseguem ser reciclados. Uma parte do que é descartado vira fertilizante agrícola (no caso dos resíduos biodegradáveis) e a outra é acumulada como lixo ou é incinerada.
Este trabalho é responsabilidade dos 'sistemas integrados de gerenciamento' (SIG) de resíduos, empresas sem fim lucrativo custeadas pelas taxas que os fabricantes de embalagens e as companhias que usam estas embalagens em seus produtos pagam, financiando assim - além de uma verba municipal - a coleta, a classificação e a reciclagem: as embalagens que têm o símbolo de um círculo com duas setas são de empresas que pagam a taxa. Aos SIG estão associadas dezenas de empresas recicladoras (seleção e transformação dos resíduos previamente classificados): cerca de 300 de papel, 250 de plástico, 200 de metal e 30 de vidro. Desta maneira, organismos públicos e privados trabalham juntos para minimizar a utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis. O governo central, através do Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, coordena os SIG; os governos regionais (na Espanha há 17 comunidades autônomas) fazem os planos de gerenciamento de resíduos; e as prefeituras recolhem o lixo. Há 18 sistemas integrados de gerenciamento: embalagens; vidros; remédios; pilhas e baterias; aparelhos elétricos e eletrônicos; aparelhos de iluminação; óleo (industrial e de cozinha); pneus etc.
O que mais se recicla é o papel (84%), seguido do metal (71%), do vidro (55%) e do plástico (45%). Na Espanha, o contêiner de 'embalagens' contempla todas que sejam de plástico, lata e tetra pak. Em 2011 a reciclagem atingiu mais de 1,2 milhão de toneladas de embalagens, ou seja, mais de duas em cada três embalagens consumidas.
Com a crise econômica, aumentou muito o número de catadores (na Espanha são chamados de 'rebuscadores'), principalmente de metais, que é o mais rentável - conta Paco Colomer.
Embora haja boa vontade por parte dos espanhóis, a reciclagem é um aprendizado: nos contêineres de plático costumam ser encontrados 20% de resíduos classificados de maneira errada; 5% nos de vidro, e 10% nos de papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !