sexta-feira, 2 de março de 2012

Aterro sanitário de Formiga é indicado como boa prática e participa de pesquisa mundial


Ass. Imprensa / Prefeitura de Formiga


No início de fevereiro, a Secretaria de Gestão Ambiental recebeu uma correspondência convidando a Prefeitura de Formiga para indicar o Aterro Sanitário como uma das “boas práticas” desenvolvidas no Estado de Minas Gerais.
A indicação faz parte de uma pesquisa científica desenvolvida pela Universidade Federal de Pernambuco, denominada “Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão”. O projeto é executado com o apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio de financiamento não reembolsável com recursos do Fundo de Estruturação de Projetos do BNDES (FEP).
O objetivo principal da pesquisa é abordar, dentro de cada possibilidade, a dimensão econômica, tecnológica e de mercado, oferecendo alternativas para o tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil.
Para a elaboração foram estabelecidos núcleos, sendo um deles o Sudeste, que inclui os estados Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Foram pré-selecionadas, em cada estado, entre sete e oito tecnologias, denominadas “boas práticas” que receberão visitas técnicas para obtenção dos dados/indicadores constantes de uma planilha padronizada.
Após a coleta e análise desses dados, a coordenação da pesquisa vai informar quais “boas práticas” serão indicadas ao BNDES, para decisões de financiamentos e fomento do banco que é o principal agente financiador do país. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !