domingo, 22 de março de 2020


Por G1 — Campos dos Goytacazes

00:00/04:08
IFF de Campos usa impressora 3D para fazer máscaras para profissionais da saúde
Pesquisadores do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, estão usando a tecnologia das impressoras 3D para fabricar máscaras que serão doadas a profissionais de saúde dos hospitais da cidade.
O objetivo da ação, segundo a instituição, é fornecer as máscaras de proteção, que estão entre os equipamentos de proteção individual (EPIs) fundamentais, para que os médicos, enfermeiros e demais profissionais da área de saúde possam se prevenir contra os riscos de contágio no tratamento de pacientes com coronavírus.
A produção tem capacidade de fazer 210 por dia, mas ainda não está trabalhando na capacidade total. O maior problema está em encontrar no mercado o material para fabricar a parte transparente da máscara, a parte que protege o rosto.
Máscaras para profissionais da saúde são fabricadas em impressora 3D em Campos, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TVMáscaras para profissionais da saúde são fabricadas em impressora 3D em Campos, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TV
Máscaras para profissionais da saúde são fabricadas em impressora 3D em Campos, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TV
“No momento, podemos produzir até 64 máscaras por dia, e o nosso objetivo é ajudar as unidades hospitalares, pois sabemos da falta de EPIs na área da saúde por causa da pandemia da Covid-19”, disse o diretor de internacionalização e inovação do IFF, Henrique da Hora.
A instituição tem oito impressoras funcionando.
As máscaras são fabricadas por servidores da instituição, com o apoio do polo de inovação do IFF para operar e fazer a manutenção das impressoras. Também participa da ação a startup Sprint 3d, que foi fundada por ex-alunos do curso de engenharia de controle e automação do IFF de Campos.
A fabricação das máscaras também conta com a parceria de outras empresas que doaram materiais para a produção do produto.
Pesquisadores usam impressora 3D para fabricar máscaras para profissionais da saúde em Campos, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TV RJPesquisadores usam impressora 3D para fabricar máscaras para profissionais da saúde em Campos, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TV RJ
Pesquisadores usam impressora 3D para fabricar máscaras para profissionais da saúde em Campos, no RJ — Foto: Reprodução/Inter TV RJ
De acordo com Vinícius Parente, um dos criadores da startup, o material utilizado na produção das máscaras será o filamento Petg XT, um Copoliéster durável. Ainda segundo ele, o papel da startup na produção foi otimizar e modificar o modelo das máscaras, além da coordenação de sua fabricação.
“O primeiro modelo recebido tinha o tempo de produção de 3h, agora o tempo foi reduzido para 40 minutos”, ressaltou Vinícius.
O parque de impressão foi montado no Campus do Centro de Campos e o primeiro lote de máscaras será doado à Prefeitura para utilização no centro de controle e combate ao coronavírus.
O reitor do IFF, Jeferson Manhães, destacou que esse movimento é um esforço da instituição, no sentido de colocar sua inteligência e criatividade para ajudar a sociedade no enfrentamento e no combate à disseminação do coronavírus.
“Nesse caso muito específico, damos apoio aos hospitais e aos profissionais de saúde para que eles possam desempenhar com mais segurança e tranquilidade esse trabalho heroico que eles estão fazendo, de salvar vidas”, disse Jeferson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !