Enquanto houver sol
Projeto americano de estrada solar promete gerar energia para recarregar carros elétricos, iluminar a via e até derreter a neve
Isadora Carvalho
Sam Cornett/Divulgação
DivulgaçãoUm dos maiores desafios da energia solar é encontrar espaços para instalação eficiente das placas. Os engenheiros Julie e Scott Brusaw encontraram uma solução para o problema: usar o piso das estradas.
A ideia é equipar o pavimento da rodovia com painéis que absorvem a luz do sol e a transformam em energia. Ela é suficiente para iluminar toda a via e proporciona vantagens como derreter gelo e carregarcarros elétricos por indução.
Cada painel fotovoltaico é feito de material reciclado e gera cerca de 7 kW de energia por hora. "Se as rodovias dos EUA fossem cobertas por esses painéis, seria possível gerar três vezes mais energia do que o país consome", diz Brusaw.
Os painéis solares já estão sendo testados. Em 2009, os criadores assinaram um contrato com a Administração Rodoviária Federal dos Estados Unidos para construir o primeiro protótipo.
Com a intenção de chegar às vias comerciais, os idealizadores buscaram apoio no site de financiamento coletivo Indiegogo. E arrecadaram 2 milhões de dólares, o dobro do valor que haviam solicitado. "Isso mostra que a sociedade acredita no projeto e esse é o primero passo para torná-lo real", afirma Brusaw.
À LUZ DO LEDComo funciona a estrada solar:
TESTE PRÁTICO
A ideia é equipar o pavimento da rodovia com painéis que absorvem a luz do sol e a transformam em energia. Ela é suficiente para iluminar toda a via e proporciona vantagens como derreter gelo e carregarcarros elétricos por indução.
Cada painel fotovoltaico é feito de material reciclado e gera cerca de 7 kW de energia por hora. "Se as rodovias dos EUA fossem cobertas por esses painéis, seria possível gerar três vezes mais energia do que o país consome", diz Brusaw.
Os painéis solares já estão sendo testados. Em 2009, os criadores assinaram um contrato com a Administração Rodoviária Federal dos Estados Unidos para construir o primeiro protótipo.
Com a intenção de chegar às vias comerciais, os idealizadores buscaram apoio no site de financiamento coletivo Indiegogo. E arrecadaram 2 milhões de dólares, o dobro do valor que haviam solicitado. "Isso mostra que a sociedade acredita no projeto e esse é o primero passo para torná-lo real", afirma Brusaw.
À LUZ DO LEDComo funciona a estrada solar:
TESTE PRÁTICO
Com o protótipo, foi possível verificar a resistência do material. O resultado provou que as células suportam a passagem de veículos pesados e podem ser aplicadas em rodovias.
PASSAGEM LIMPA
PASSAGEM LIMPA
Divulgação
A energia que fica armazenada nos painéis pode ter a função de derreter a neve acumulada, uma grande vantagem para países de clima temperado, como EUA e nações da Europa.
CAMINHO ILUMINADO
CAMINHO ILUMINADO
Divulgação
A estrada solar é toda revestida de lâmpadas de LED. Elas têm a função de indicar faixas de sinalização e até alertas para o motorista, como avisos de obras, acidentes e condições de tráfego.
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