quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Erupção vulcânica forma pequena ilha ao sul do Japão

Erupção vulcânica forma pequena ilha ao sul do Japão

Com 200 metros de largura, nova ilhota foi registrada nesta quinta-feira (21) na costa do pequeno arquipélago de Ogasawara, no distrito de Tóquio

AGÊNCIA EFE


Intensa erupção vulcânica formou uma nova e pequena ilha na costa de Nishinoshima, ao sul do Japão. Seu surgimento foi registrado nesta quinta-feira (21) pela Guarda Costeira japonesa (Foto: AP Photo/Kyodo News)
A nova ilhota tem aproximadamente 200 metros de largura e fica ao sudeste da desabitada ilha vulcânica de Nishinoshima, que pertence ao pequeno arquipélago de Ogasawara, no distrito de Tóquio.Trata-se da primeira erupção que acontece perto de Nishinoshima em cerca de 40 anos, depois que a ilha cresceu entre 1973 e 1974, também devido à intensa atividade vulcânica. 
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um comunicado pedindo às embarcações locais que navegam pela região que fiquem alertas e evitem serem atingidos pelas rochas expelidas pelo vulcão ou pelas intermitentes explosões que, segundo o órgão, devem continuar a ocorrer intensamente pelos próximos dias. 
Imagens impressionantes feitas pela emissora de televisão japonesa "NHK" e gravadas pelo serviço japonês de guarda costeira mostram como uma coluna de fumaça branca de cerca de 600 metros se une com uma nuvem de cinza negra provocada pelas violentas explosões geradas no interior do vulcão. Confira as imagens abaixo:


A nova ilhota formada na costa de Nishinoshima, ao sul do Japão, tem apresentado atividade vulcânica intensa (Foto: AP Photo/Kyodo News)
Atividade vulcânica forma nova ilha ao sul do Japão (Foto: AP Photo/Kyodo News)
NT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !