quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Saneamento de Campos é o maior da sua história

Saneamento de Campos é o maior da sua história

Publicado em 08/10/2013


Gerson Gomes / PMCG
Clique na foto para ampliá-la
estação de tratamento de esgoto do Imperial é uma das três inauguradas pela prefreita Rosinha Garotinho no seu primeiro governo
Carlos Emir
Clique na foto para ampliá-la
crescimento. Com novas estações, município já faz a coleta e tratamento de 80% do esgoto

Campos registra no governo Rosinha Garotinho, o maior crescimento em saneamento de sua história. Nos primeiros quatro anos o município mais que dobrou a capacidade de tratamento de esgoto para 400 litros por segundo, inaugurando três estações. Mais três serão implantadas, duplicando a capacidade, ultrapassando a 800 litros por segundo.

Hoje o município coleta 80% do esgoto, dos quais trata 100%. É mais de três vezes a média nacional, de 20 a 25%. Segundo levantamento recente divulgado pelo Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS), do Governo Federal, Campos teve a segundo maior evolução de investimentos em saneamento no país. É o segundo melhor município em serviços de água e de esgoto entre as maiores cidades do Estado, superando até a capital.

Com investimentos de mais de R$ 220 milhões da concessionária Águas do Paraíba, Campos também está entre as 25 melhores das maiores cidades em saneamento do país, acima de 400 mil habitantes.

Segundo lugar em todo o país

Os dados oficiais, divulgados semana passada pelo SNIS, que subsidia o Programa de Modernização do Saneamento, do Ministério das Cidades, se baseia em dados oficiais e leva em consideração volume de água tratada distribuída, coleta e tratamento de esgoto, investimentos, perdas de água e redução de 
perdas.

Embora a coleta e tratamento de esgoto em 2013 esteja próxima a 80%, há dois anos, segundo o SNIS, Campos passou a ser o segundo melhor município do Brasil em evolução na coleta do efluente, subindo de 41% em 2010 para 54 em 2011, atrás apenas de João Pessoa (Paraíba), com 45% em 2010 e 66% em 2011.

Quando Rosinha assumiu no primeiro mandato, Campos tinha três estações de tratamento de esgoto: Chatuba, Codin e Guarus, tratando 140 litros por segundo. No seu primeiro governo foram inauguradas mais três: Imperial, Donana e ETE-Sul (Matadouro), aumentando a capacidade de tratamento para mais 260 litros por segundo.

Hoje a capacidade instalada de tratamento chega a 400 litros por segundo. Com as três unidades a serem implantadas, serão acrescentados mais 500 litros por segundo, totalizando 900 litros tratados por segundo, fazendo Campos subir ainda mais no ranking nacional de saneamento.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !