sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Falar um segundo idioma pode retardar o aparecimento de demências

Falar um segundo idioma pode retardar o aparecimento de demências

  • Maior estudo feito sobre o tema até hoje defende que doenças demoram até quatro anos e meio para se manifestar


Segundo idioma exercita área cerebral relacionada a tarefas de atenção
Foto: Arquivo

Segundo idioma exercita área cerebral relacionada a tarefas de atenção Arquivo
MINNEAPOLIS – No maior estudo sobre o tema até hoje, publicado na edição on-line na revista Neurology, pesquisadores mostram que falar um segundo idioma pode retardar o aparecimento de três tipos de demências em cerca de quatro anos e meio, em comparação com aquelas que falam apenas um idioma. A diferença também foi encontrada em analfabetos, e não houve benefício extra para aqueles que falavam mais de dois idiomas.
- Falar mais de um idioma leva a um melhor desenvolvimento de áreas do cérebro responsáveis por funções executivas e tarefas de atenção, que ajudam a proteger dessas doenças - explica o autor do estudo, Suvarna Alladi, do Instituto Nizam de Ciências Médicas em Hyderabad, na Índia.
Para este estudo, foram avaliados 648 indianos com uma média de idade de 66 anos que eram diagnosticados com demência. Desses, 391 falavam dois ou mais idiomas. Um total de 240 tinham Alzheimer, 189 sofriam de demência vascular e 116, demência frontotemporal. Catorze por cento eram analfabetos.
O efeito dois idiomas no aparecimento da demência foi mostrada separadamente de fatores como educação, gênero, ocupação e localização geográfica - cidade ou campo.


Leia mais sobre esse assunto  http://oglobo.globo.com/saude/falar-um-segundo-idioma-pode-retardar-aparecimento-de-demencias-10703903#ixzz2k52PNtp4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !