Além das questões de mobilidade, alimentação, construções de baixo impacto e programas sociais, as Olimpíadas de Londres também têm coisa curiosa. Conheça três “engenhocas” que estarão nas ruas da cidade durante os jogos:
1. Árvore Solar
Esqueça folhas verdes caindo no outono ou fazendo aquela sombrinha boa no verão. Esta árvore imita a natureza nas suas formas mas a função é outra: gerar energia e iluminar a cidade à noite.
As folhas high-tech são, na verdade, células fotovoltaicas para geração de energia solar. Os galhos e o caule são formados por lâmpadas de LED que acendem automaticamente quando escurece. De quebra, a invenção vem com um banco para quem quiser fazer uma pausa pra descanso. O poste arbóreo vai iluminar alguns pontos da cidade-sede até setembro.
2. Lixeira ultra-moderna
(Divulgação)
Jogar o lixo será uma diversão à parte. As chamadas “smart bins” (lixeira esperta) têm conexão wi-fi e duas telas de LCD, que mostram informações como previsão do tempo e valor de ações. E tem mais: são à prova de bomba.
Até o início dos jogos serão 100 unidades espalhadas pelas ruas londrinas. Será que chamar a atenção das pessoas para a lixeira pode fazê-las descartar de forma correta seus resíduos?
3. Cola contra poluição
Esta é resultado da tecnologia da indústria química, que está testando uma solução que tem a capacidade de atrair partículas de poeira e grudá-las no asfalto, como se fosse uma cola. A poeira pode sair com a água da chuva ou no contato com o pneu de carros. A ação vai ser testada até o início dos jogos e pode reduzir em até 10%a poeira no ar, segundo os defensores da ideia.
A medida, no entanto, sofreu diversas críticas. Um blog do site do jornal britânico The Guardian , por exemplo, publicou um artigo do grupo Climate Rush que questiona a eficiência da “cola”.
“A imagem da cola antipoluição sendo passada nas ruas é ridícula. (…) É sério que esta é a política de Boris [prefeito da Londres]? Sério?”, escreveram. E deixaram para o prefeito a mensagem com o que parece ser uma solução bem mais razoável: “Implemente um estilo de baixa emissão como o de Berlim para a maior parte das áreas poluídas de Londres. O resultado serão menos carros e um ar melhor. Reduza o tráfego de veiculos oferecendo tarifas justas de transporte público à população. Invista em infraestrutura segura para ciclistas e enfrente a cultura do trânsito violento”. O grupo protestou com mensagens na rua:
Esta não é uma solução. (The Guardian)
E....(EDITADO PELO BLOG)
Fonte:www.super.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !