As velhas atitudes em relação ao lixo, que provocam degradação do
ambiente, compulsoriamente deverão ser mudadas. Foi-se o tempo que bastava
depositar todo tipo de lixo em saco plástico, colocar no horário em frente da
casa para coleta e a partir daí o problema seria da concessionária da coleta de
lixo ou da prefeitura.
Com a Lei da Política nacional de Resíduos Sólidos a
responsabilidade pela correta destinação dos diversos tipos de resíduos (lixo)
é responsabilidade compartilhada entre as empresas, coletividade e poderes
públicos. Os resíduos eletrônicos (TV, microondas, DVD, celular etc.) não podem
ser destinados para a coleta de lixo, nem tão pouco descartados nas vias
públicas ou áreas particulares, pois se constitui infração à legislação
ambiental e de postura.
Em Campos dos Goytacazes, a Prefeitura Municipal, através da
Secretaria Municipal de Serviços Públicos viabilizou parceria com empresa de
reciclagem e a partir do dia 19/08/2011, estamos recebendo, na sede desta
Secretaria, TÃO SOMENTE CPU E IMPRESSORAS INSERVÍVEIS de pessoas físicas.
Eventual descarte, em grande quantidade, de empresas deverá ser feito contato
com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Em relação à telefones e baterias de celulares, o usuário final
deve entregá-lo nas lojas das concessionárias (VIVO, TIM, OI, CLARO, NEXTEL).
Outros bens que compõem o chamado lixo eletrônico orientamos guardá-los em casa
até definição que será dada pelo Ministério do Meio Ambiente até março de 2012.
*Mais informações sobre o mundo da limpeza e outros:
Twitter: zacaalbuquerque@live.com
Em caso de Reclamações e sugestões, ligue para o Disque limpeza da
Secretaria de Serviços Públicos - tel. 2726-4809.
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