quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Londres vai usar calor do metrô para aquecer residências

Londres vai usar calor do metrô para aquecer residências


Por Vanessa Barbosa, da revista Exame
Pensa em quantas vezes já não passou sufoco dentro do metrô em dias abafados? Atento a essa experiência “sudorenta”, que não é exclusividade brasileira, a prefeitura de Londres vai utilizar o calor produzido no agitado metrô para suprir a demanda de energia para aquecimento das residências.
Com a iniciativa, a prefeitura espera não só reduzir a conta de energia, mas cortar as emissões de carbono da cidade em 60%, já que ao invés de usar termelétricas a carvão, extremamente poluentes, a cidade aproveitará uma energia limpa e disponível que vem de baixo da terra.
O projeto vai desviar o calor de um grande poço de ventilação para uma rede térmica que se conecta a centenas de casas. A ideia é aproveitar o calor gerado pelos passageiros, vagões e por outras máquinas para suprir a necessidade de aquecimento das residências durante os dias frios.
O plano nasceu de uma colaboração entre o irreverente prefeito da cidade, Boris Johnson, o Conselho de Islington e o Transport for London. "Nós precisamos fazer todo o possível para gerar energia de forma mais segura, rentável e sustentável. Ao apoiar a energia de origem local e redes de calor, podemos não só poupar dinheiro, mas também impulsionar a inovação, o emprego e o crescimento neste setor" , disse Matthew Pencharz , conselheiro sênior do prefeito sobre o meio ambiente e energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !