segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A característica mais importante de um empreendedor

A característica mais importante de um empreendedor

9comentários
A característica mais importante de um empreendedor
Existem diversas características consideradas como obrigatórias para quem quer empreender com sucesso. Entre elas, temos: uma boa rede de contatos, coragem para assumir riscos, conhecimento de mercado e etc. A grande questão é que acima de todas essas, existe uma característica fundamental para todo empreendedor: ser “imparável”.
O empreendedor que é “imparável” pode não ter todas as habilidades e competências necessárias, mas se ele tem essa característica será capaz de adquirir essas habilidades e conseqüências. Em outras palavras, nada irá impedi-lo de alcançar os objetivos desejados. Nada.
Empreendedores inspiram pessoas
De uma forma ou de outra, qualquer um é motivado ao ler histórias de pessoas que ousaram ir mais longe, trabalharam muito e alcançaram o sucesso através de seus projetos. Um ponto que é comum nessas histórias de empreendedorismo[bb] é a presença de obstáculos aparentemente insuperáveis que aparecem no caminho do empreendedor e que, de alguma forma, ele consegue ultrapassar.
Empreendedores estão em processo contínuo de desenvolvimento Ser “imparável” tem um efeito inspirador nas pessoas, pois mostra que é possível chegar mais longe do que se nos entregarmos às nossas dificuldades. 
A criação de um empreendimento exige tanto uma visão de longo prazo quanto um controle rígido sobre as atividades do dia-a-dia. Essa necessidade de conciliar as duas visões faz com que o empreendedor precise sempre desenvolver seus conhecimentos e habilidades.
Para quem não quer ficar pra trás, é fundamental acompanhar as novas tendências de mercado[bb] ao mesmo tempo em que métodos de trabalho cada vez mais eficientes precisam ser aplicados na gestão diária do empreendimento. Estar em processo contínuo de desenvolvimento é mais do que uma questão de estratégia, é uma questão de sobrevivência.
Empreendedores estão sempre em contato com as pessoas
Além do conhecimento que está nos livros, existe uma fonte infinita de dados de mercado e ideias de melhoria do empreendimento: as pessoas. Apesar de não ser algo comum em 100% dos empreendedores de sucesso, ter habilidade com pessoas pode facilitar muito a vida de quem quer criar e fortalecer uma marca.
Em qualquer empresa é necessário um contato constante com fornecedores, clientes, parceiros, etc. Ao interagir com as pessoas relacionadas ao seu mercado, o empreendedor consegue enxergar ótimas oportunidades de negócios, além de também fortalecer as parcerias existentes e criar novos laços pessoais e profissionais.
Empreendedores aprendem com os erros próprios e dos outros
De nada adianta estudar casos de sucesso sem conferir o outro lado da moeda, o fracasso. Diversos empresários de sucesso já fracassaram algumas (muitas) vezes antes de alcançarem o sucesso[bb]. O fracasso, se bem aproveitado, pode se transformar em uma forma de aprendizado fantástica.
Empreendedores “imparáveis” são aqueles que, apesar de experimentarem o fracasso, não desistem e superam as barreiras. Além disso, é preciso entender fracassos de outras empresas para não repetir os mesmos erros.
Conclusão: empreendedores conseguem criar estratégias vencedoras
Ao ser “imparável” e estar em processo contínuo de desenvolvimento, o empreendedor consegue transformar uma visão em ações práticas que alcançam resultados. Sem dúvidas, dominar todas essas competências habilidades e não desmotivar com o fracasso é extremamente difícil e não é para qualquer um. Mas quem falou que era fácil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !