domingo, 12 de maio de 2013

Franquias: os melhores e piores setores para investir


As franquias são excelentes opções de investimento por representarem marcas mais sólidos e negócios seguros, que já deram certo em condições específicas. No entanto, apostar em franquias não é garantia de sucesso. Você pode optar por franquias baratas para reduzir o risco do investimento e também escolher a área mais “aquecida” do momento pode trazer ainda mais vantagens.
No ano passado, o faturamento total do setor de franquias atingiu R$ 103 bilhões, alcançando um crescimento de 16,2% em relação a 2011, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). O número de franquias saltou de 2.031 marcas para 2.426 no mesmo período, anotando um crescimento de 19,4%.
A área que mais cresceu em faturamento, com aumento de 97,8%, foi Hotelaria e Turismo. Em seguida, Limpeza e Conservação, com 44,5%, e Informática e Eletrônicos, com 32,5%.

O crescimento das redes de franquias proporcionou um aumento de sua participação no PIB (Produto Interno Bruto), passando de 2,1% em 2011 para 2,3% em 2012. A evolução pode parecer pequena, mas o número de empregos gerados aumentou 12,3% em relação ao período anterior.Por outro lado, os setores com menor desempenho foram Fotos, Gráficas e Sinalização, com expansão de apenas 1,6%; Negócios, Serviços e Outros Varejos (que inclui postos de gasolina, supermercados, lojas de conveniência, transporte e logística, serviços financeiros, livrarias e papelarias, pet shops e vendas por catálogos) cresceu 2,6%; e Educação e Treinamento, 10,3%.

Quanto ao número de unidades ou pontos, o segmento se expandiu de 93.098 para 104.543. Isso se explica, de acordo com a pesquisa, pela desaceleração no aumento dos aluguéis de imóveis comerciais.
Os números revelam a maturidade do setor de franchising, como argumenta Cristina Franco, presidente da ABF. “Crescer acima de 10% a 15% todos os anos, há quase uma década, revela a solidez adquirida pelo segmento”, diz.
Como o consumidor influencia o crescimento dos segmentos
Segundo Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF, o desempenho inferior do segmento de Fotos, Gráficas e Sinalização é considerado normal, pois há uma mudança no comportamento do consumidor neste ramo. O novo comportamento do consumidor pode ser facilmente notado, afinal com a popularização de smartphones está cada vez mais rara a revelação de fotos.
“As pessoas estão deixando de revelar e imprimir suas fotos e imagens fora de casa, impactando diretamente no modelo do serviço. Certamente, haverá uma migração, uma transformação neste formato”, declara Camargo.
No caso da maior variação de crescimento, em Hotelaria e Turismo, este pode ser justificado por pelo menos dois motivos. Primeiramente, o mercado de hotelaria e turismo está aquecido devido à Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016).
Em seguida, houve também o ingresso de novos participantes no mercado, como a CVC, que adotou o formato de franquia, trazendo consigo cerca de 700 novas unidades e um faturamento considerável, segundo Camargo.
Já o crescimento do segmento de Limpeza e Conservação é explicado pela consolidação da mulher no mercado de trabalho. Cada vez mais mulheres estão trabalhando fora de casa e, consequentemente, tendo menos tempo para tarefas caseiras. Como também houve o aumento salarial das empregadas domésticas, muitas pessoas optaram por serviços de lavanderia à contratação de empregadas.
Onde investir?
O crescimento dos segmentos apresentados no último ano não garantem mais expansão e sucesso futuro, é claro. No entanto, cabe ao investidor coletar o máximo de informações possíveis para tomar decisões racionais e favoráveis para atingir seu objetivo.
Neste levantamento feito pela ABF é de notável destaque o desempenho da área de Hotelaria e Turismo, afinal o faturamento do segmento quase dobrou de 2011 para 2012. Somado ao crescimento está o “aquecimento” do setor, graças a vinda dos dois maiores eventos esportivos para o país nos próximos anos, o que faz com que franquias relacionadas à Hotelaria e Turismo se tornem bastante atraentes.
Esporte, Saúde, Beleza e Lazer também merece sua devida nota. A área com maior faturamento teve uma expansão de R$ 3,2 bilhões (22%), número superior ao faturamento total de outros segmentos.

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