sábado, 18 de maio de 2013

Garis: ex-catadores comemoram vida nova com carteira assinada


Por Ulli Marques (estagiária) 

Desde os 16 anos Andréa Souza Santos, 37 anos, sustentou a família com o dinheiro que ganhava como catadora no lixão da Codin. Ela conta que trabalhava no período da noite e os perigos eram diversos, no entanto, seu maior medo era ficar desempregada. Após a construção do Aterro Sanitário de Conselheiro Josino e, com o fechamento do lixão, depois de vistoria da Aeronáutica, a concessionária Vital Engenharia proporcionou a possibilidade de melhorar a qualidade de vida de Andréa e de centenas de outros ex-catadores de lixo, oferecendo-lhes um emprego digno, seguro e de extrema importância e qualificação. Dia 16 de maio é comemorado o Dia do Gari, e Andréa já recebeu seu presente. “Só em saber que agora tenho todas as garantias trabalhistas, a gratificação é enorme”, disse. 

O secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, esteve na sede da Vital Engenharia na manhã desta quinta-feira (16), onde deixou uma mensagem aos funcionários que exercem o trabalho no município. 

— Pouca gente para pra pensar na seriedade da profissão de gari, mas sem eles, a limpeza pública do município seria inexistente. É importante valorizar a classe e respeitar essas pessoas que prezam pela ordem da nossa cidade — falou Zacarias. Ele disse que a comemoração começou na segunda-feira (13), quando três funcionários de 10 frentes de trabalho foram premiados pela concessionária. Ao todo, 30 garis, reconhecidos pelo zelo e assiduidade, levaram para casa um microondas.  

Zacarias informou, ainda, que existem 830 garis atuando em todo o município, na área central e nos distritos e localidades. Segundo ele, desde o fechamento do lixão da Codin, 150 pessoas foram contratadas e 2/3 desses funcionários são mulheres. Érica Justino de Alvarenga também é uma delas. Aos 33 anos e com cinco filhos, ela catava lixo desde os 13 e hoje tem carteira assinada, cartão de crédito e o nome limpo. “Agora, eu tenho uma profissão, um emprego onde não arrisco minha vida e minha saúde. É com orgulho que eu digo que o dia do gari é o meu dia”, finalizou. 

Origem — O nome “gari”, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro,  o empresário francês Aleixo Gary. Ele assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. 

Postado por: Secom - 16/05/2013 17:36:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !