sábado, 25 de maio de 2013

Campos em conformidade com Política Nacional de Resíduos Sólidos


Por Jualmir Delfino

Usina de Lixo Hospitalar, na Codin, há três anos, utiliza a tecnologia do autoclave, conforme a legislação ambiental. Foto: Luciana Fonseca

A Prefeitura de Campos vem adotando medidas nos aspectos social e ambiental, para tratamento adequado do lixo coletado no município. Depois da desativação do aterro controlado da Codin (antigo lixão) após vistoria da aeronáutica, o local foi fechado e todo o lixo coletado na cidade, hoje, é levado para o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, onde recebe tratamento adequado.  O local foi planejado e dimensionado para receber e tratar o lixo doméstico de Campos pelos próximos 10 anos, levando em conta que atualmente a produção de lixo no município tem a média de 320 mil quilos por dia.


O Aterro Sanitário, em atividade há três anos, em conformidade com a legislação ambiental específica, se enquadra na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entre outras diretrizes, prevê a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos de cada município.  “O chorume do Aterro Sanitário é coletado pelas canaletas e conduzido para uma grande cisterna, de onde  é bombeado para caminhões e transportado para a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Codin”, disse Zacarias de Albuquerque, que estava acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral.

Em relação ao antigo lixão, a Prefeitura de Campos, através da concessionária Vital Engenharia, já executa a primeira etapa do Plano de Recuperação da área, finalizando a cobertura da área. Em relação às outras etapas, previstas no plano, o município aguarda o licenciamento do Inea (Instituto Estadual do Ambiente). “Deve-se observar de onde viemos e até onde já avançamos, levando em conta que aqui surgirá um grande bosque com árvores nativas da região e que trará benefícios ao meio ambiente, com a produção de oxigênio e a formação de um ambiente natural para habitat e reprodução de várias espécies de pássaros, aves e répteis, criando aqui um estuário de vida,  levando em conta que aqui ao redor, na parte baixa, existe um conjunto de pequenas lagoas, que não serão atingidas por chorume, porque o sistema de coleta não permite que o lençol freático seja afetado -, observa o secretário do Meio Ambiente, Wilson Cabral.

No aspecto social, Zacarias esclareceu que todos os catadores foram inseridos nos programas sociais da Secretaria de Família e Assistência Social e da Secretaria de Trabalho e Renda, que ofereceu cursos de qualificação na área da construção civil, através do projeto Reconstruindo o Futuro.   “Durante seis meses, eles receberam R$ 630,00 de ajuda de custo e uma cesta básica mensalmente. Dos inseridos no mercado de trabalho, 195 foram encaminhados para emprego como garis na Vital Engenharia Ambiental, empresa que realiza o serviço de coleta no município, mas 45 ex-catadores não se adaptaram e foram dispensados. O poder público cumpriu seu papel em amparar, dar a subsistência e assistência social, além da qualificação e orientação multidisciplinar para que estejam preparados para o mercado de trabalho. As pessoas que se esforçaram estão empregadas e não estão dependendo do poder público para sobreviver”, defendeu o secretário Zacarias Albuquerque.

Comissão - O secretário Zacarias de Albuquerque falou sobre a visita da Comissão Especial da Alerj,  nesta sexta-feira (17) a Campos, liderada pela deputada Janira da Rocha. “Aqui em Campos  estamos cumprindo a legislação desde antes dela existir.  O antigo lixão está desativado desde o meado de 2012. Temos a coleta seletiva de lixo e, a cada  ano, ela está sendo ampliada. O Aterro Sanitário de Conselheiro Josino cumpriu todas as normas ambientais, da mesma forma que  a Estação de Recicláveis de Santo Amaro. Todas foram submetidas ao crivo dos órgãos ambientais e têm licenças concedidas pelo Inea para funcionamento”, declarou o secretário Zacarias Albuquerque.

Lixo Hospitalar – Outro avanço do município, além do Aterro Sanitário, que também atende outros municípios da região, é o funcionamento da Usina de Lixo Hospitalar, na Codin, há três anos, utilizando a tecnologia do autoclave, conforme a legislação ambiental. Por mês, a unidade trata 110 mil quilos de resíduos hospitalares de todo o município de Campos, além de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.              
Postado por: Liliane barreto - 19/05/2013 13:49:00
Fonte: site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !