sábado, 18 de maio de 2013

Comissão especial da Alerj vai visitar antigo lixão de Campos, RJ


Visita acontece nesta sexta-feira (17) durante a manhã.
Objetivo é verificar processo de implantação dos aterros sanitários.

Priscilla Alves
do G1 Norte Fluminense
Comente agora
Novo aterro de Conselheiro Josino já funciona  (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campos)
Novo aterro de Conselheiro Josino já funciona
(Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campos)
Uma comissão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai visitar o antigo lixão de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A visita acontece nesta sexta-feira (17) e tem o objetivo de verificar as condições do local, acompanhar a desativação do lixão e a verificar a situação do novo Centro de Tratamento de Resíduo.
O trabalho da Comissão Especial é voltado para verificar se o processo de implantação dos aterros sanitários controlados, os chamados CTRs, respeita a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A comissão é presidida pela deputada Janira Rocha (Psol) e tem como membros os deputados Gilberto Palmares (PT), Aspásia Camargo (PV), Edson Albertassi (PMDB), Altineu Cortes (PR), José Luiz Nanci (PPS) e Lucinha (PSDB).
Foto feita neste mês mostra como está o antigo lixão da Codin (Foto: Divulgação/ Secretaria de Limpeza Pública)Foto feita neste mês mostra como está o antigo lixão da Codin (Foto: Divulgação/ Secretaria de Limpeza Pública)
Segundo a assessoria da presidente da comissão, a deputada Janira Rocha, em visitas técnicas realizadas em outras cidades já foram encontradas várias irregularidades. Antigos lixões continuam sendo utilizados irregularmente e novos Centros de Tratamento de Resíduos (CTRs) vem sendo licenciados pelos órgãos ambientais sem estações de tratamento para o chorume. Estima-se que nos próximos anos serão desativados cerca de 30 lixões nos municípios fluminenses.
Campos é a primeira cidade do Norte Fluminense a receber a visita da comissão. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a cidade está preparada para receber a visita, já que a situação está regular.
  •  
Ex-catadora do lixão de Campos participa de curso profissionalizante (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campos)
Ex-catadora do lixão participa de curso 
profissionalizante
(Foto: Reprodução/ Prefeitura de Campos)
“O antigo lixão da Codin está fechado definitivamente desde junho de 2012. Estamos em andamento com o processo para a recuperação da área degradada. O local não tem mais lixo e passará ainda por plantação de grama, instalação de coletores de chorume e outras medidas para recuperar a área”, comentou Zacarias.
Sobre a situação dos ex-catadores, o secretário informou que cerca de 130 pessoas que trabalhavam no antigo lixão foram contratadas para a varrição de ruas. Cerca de 100 ex-catadores participaram de cursos profissionalizantes oferecidos de graça pela prefeitura da cidade.
Ainda segundo Zacarias Albuquerque, o novo aterro que fica no distrito de Conselheiro Josino, recebe material de Campos e de várias cidades da região. Cerca de 25 funcionários trabalham no novo aterro, que foi inaugurado em 2011. Segundo o site da Prefeitura de Campos, o novo aterro de Campos, construído no destrito de Conselheiro Josino, recebeu um investimento de R$ 5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !