quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Duas mil toneladas de resíduos coletadas em Campos


Regina de Oliveira
Somente no ano passado, 804.000 toneladas foram coletadas Foto: Divulgação

Quase duas mil toneladas de resíduos recicláveis já foram coletadas em Campos pelo Serviço de Coleta Seletiva, realizado pela secretaria municipal de Serviços Públicos, nos últimos três anos. De janeiro de 2009 a dezembro de 2011, 1.976 toneladas de materiais diversos foram devidamente recolhidos. Somente no ano passado, 804.000 toneladas foram coletadas.
De acordo com a Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto 7.904/ 2010 e que estabeleceu a política de resíduos, são considerados resíduos sólidos de descarte prioritário para coleta seletiva: pilhas e baterias, agrotóxicos (resíduos e embalagens), pneus, óleo lubrificante, lâmpada fluorescente e eletrônicos e seus componentes.
- A reciclagem, o reaproveitamento e a redução de geração de resíduos constituem em princípios basilares da política de resíduos estabelecida pela Lei Federal 12.305, de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto 7.904/2010. A coleta seletiva não é uma responsabilidade só do poder público, mas sim da coletividade e das empresas. Onde há prestação do serviço de coleta seletiva é obrigatório que cada morador disponibilize o resíduo reciclável - salientou o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque.
Ainda, de acordo com o secretário, o poder público não precisa fazer, obrigatoriamente, a coleta de resíduos recicláveis e, junto com a concessionária responsável pela limpeza pública no município, a Vital Engenharia Ambiental está, através das secretarias municipais de Trabalho e Renda e de Família e Assistência Social, estruturando uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos recicláveis.
- Nós incentivamos a atuação dos catadores, que estão sendo considerados novos profissionais. Eles podem fazer a coleta de maneira avulsa ou por meio de cooperativas e/ou associações - explicou Zacarias, acrescentando que a empresa que presta serviços à secretaria faz a doação integral de toda a coleta seletiva à Sociedade de Apoio à Criança e ao Idoso (Saci), ONG administrada por rotaryanos e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Família e Assistência Social.

*Fonte: Site da PMCG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !