sábado, 27 de dezembro de 2014

Dois animais silvestres capturados pela GAM

Dois animais silvestres capturados pela GAM

Patrícia Barreto
Fotos: Divulgação
A equipe da Guarda Ambiental (GAM) de Campos resgatou dois animais silvestres. Após denúncia anônima, um filhote de maritaca foi capturado, em Sapucaia, nesta segunda-feira (15). E no último sábado (13), um cágado foi entregue na sede da corporação, na antiga Ceasa, em Guarus. De acordo com o comandante da GAM, Sávio Tatagiba, este anoforam resgatados, capturados e soltos 479 animais silvestres.  “Recebemos 435 denúncias, 63% delas relacionadas a animais silvestres. Quase 80% desses animais são aves. Os outros 20% se dividem entre répteis e mamíferos”.  O comandante explicou que os animais capturados foram levados para o laboratório do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Animais Silvestres (Nepas), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).  “Também em 2014, o GAM efetuou 17 prisões em flagrante, referentes à caça ilegal de animais e criação de animais silvestres em cativeiro”, disse Tatagiba.
No mês passado, a GAM apreendeu oito pássaros silvestres da espécie Trinca-Ferro, Papa-Capim e Canários da Terra, que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiro, em uma casa na localidade de Dores de Macabu, distrito de Campos. Após uma avaliação dos veterinários do Nepas, os animais foram reinseridos na natureza.  
De acordo com o artigo 29 da Lei Federal 9.605, de 1998, regulamentada pelo artigo 24 do Decreto 6.514, de 2007, manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença e/ou autorização do órgão competente é crime. “A multa para quem descumpre a lei é de R$ 500 a R$ 5 mil por espécie. O infrator poderá ainda responder administrativamente e criminalmente. A detenção é de seis meses a um ano”, alertou Tatagiba, acrescentando que pássaros são os animais silvestres mais apreendidos.
Ainda de acordo com o comandante da GAM, alguns animais podem ser criados em cativeiro. Para isso, o proprietário precisa ter registro de criador de passeriformes e o animal ser registrado no Ibama.Para denunciar qualquer crime ambiental basta ligar para os telefones (22) 2725-6483, da Guarda Ambiental, ou 153 da Guarda Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !