terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Gestão e uso sustentável de recursos hídricos premia sete iniciativas inovadoras

Gestão e uso sustentável de recursos hídricos premia sete iniciativas inovadoras

Prêmio ANA 2014, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, foi entregue na quarta-feira

BRASÍLIA, SUSTENTABILIDADE
 
Sete iniciativas inovadoras na gestão e uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil receberam, na quarta-feira (3) à noite, o Prêmio ANA 2014, da Agência Nacional de Águas, patrocinado pela Caixa Econômica Federal. “Somos conhecidos como o banco da habitação e nos últimos anos passamos a ser o banco do saneamento e da água por excelência”, ressaltou o vice-presidente de Governo da CAIXA, José Carlos Medaglia Filho.
Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a premiação é uma forma de perceber as mudanças vividas na sociedade do ponto de vista ambiental. “Premiar não é só reconhecer quem faz; é reconhecer que está acontecendo uma mudança de atitude no país”, afirmou a ministra, que expressou, ao final de seu discurso, os votos de “chuva no Brasil todo em 2015”.
O Prêmio foi dividido em sete categorias: Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica, e foi entregue no auditório da CAIXA Cultural Brasília.
Nesta quinta edição do prêmio, os vencedores receberam, além do troféu, uma viagem ao próximo Fórum Mundial da Água, que será realizado de 12 a 17 de abril de 2015, na Coreia do Sul. No Fórum, os vencedores do Prêmio ANA 2014 devem apresentar seus trabalhos no Pavilhão Brasil.
Os vencedores
Na categoria Empresas, a iniciativa vencedora foi a da paranaense Antares Reciclagem Ltda., com o projeto Ecoácido, um processo ecológico de reciclagem de solução eletrolítica de baterias usadas, tipo chumbo-ácido. O sistema tradicional, ainda utilizado na maior parte do país, adota outro sistema de reciclagem pelo qual a solução eletrolítica das baterias é neutralizada em estações de tratamentos de afluentes e, depois, descartada, gerando problemas econômicos e ambientais.
A Universidade Federal Rural da Amazônia, em Belém (PA), foi premiada na categoria Ensino pelo projeto que promove a sociobiodiversidade com geração de renda e restauração ambiental em comunidades ribeirinhas na Amazônia Oriental.
O canal de TV Globo News ganhou o prêmio na categoria Imprensa pelos especiais “Água 1 e 2”, exibidos nos dia 20 e 27 de março de 2013. Os episódios tratavam de soluções para o uso inteligente da água no Brasil e nos Estados Unidos.
Na categoria Organizações Não Governamentais (ONG), o Instituto Terra, de Aimorés (MG), foi o vencedor. A iniciativa realiza o Programa Olhos D’Água, que melhora a qualidade da água da bacia do Rio Doce e aumenta sua vazão.
O projeto Minas D’Água, realizado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu-Mirim e da Guarda, em Seropédica (RJ), foi premiado na categoria Organismos de Bacia. O Comitê elaborou diagnóstico ambiental e do dimensionamento de medidas de mitigação para minas de água.
Recebeu o prêmio na categoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica o Centro Acadêmico do Agreste de Caruaru, da Universidade Federal de Pernambuco, com projetos das tecnologias sociais para melhoria da qualidade da água armazenada nas cisternas em épocas de chuva e estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !