domingo, 21 de dezembro de 2014

Aplicativo gratuito dá dicas para economizar energia

Aplicativo gratuito dá dicas para economizar energia

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 11/2014

reprodução



















 O Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram o aplicativo Nossa Energia, com o objetivo de incentivar o brasileiro a poupar energia. Desenvolvido somente para a plataforma Android, o app tem download gratuito no Google Play.
A ferramenta ajuda as pessoas a refletir sobre o consumo de energia dentro de casa. Para isso, oferece uma calculadora que identifica o gasto de eletricidade dos diferentes aparelhos e eletrodomésticos na residência.

Nossa Energia conta ainda com jogos interativos, como o Apagão, e dicas de como fazer a utilização mais inteligente da energia. Se uma pessoa reduzir um minuto de banho durante um ano, por exemplo, isso representará uma economia de 15 dias da Usina de Itaipu.

"Além de informar e sensibilizar para o uso eficiente deste recurso, o aplicativo revela como hábitos do consumo de um produto ou serviço podem ter impactos sobre várias dimensões da nossa vida", afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu. "Consumo consciente é também entender essas relações e agir para causar menos impactos negativos sobre a sociedade, a economia e o meio ambiente".

O lançamento do aplicativo faz parte do programa de educação financeira da Febraban, o portal MeuBolsoemDia.com.br. Em outubro, já havia sido disponibilizada outra ferramenta digital, o Nossa Água, que ajuda o consumidor a economizar água.

As dicas não ajudam somente a diminuir os gastos do orçamento, mas evitar o desperdício de recursos naturais e os impactos sobre o planeta. Faça sua parte
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !