Fez compras no exterior? Saiba como pedir reembolso dos impostos
Brasileiro ADORA viajar e fazer suas comprinhas. O que nem todos os brasileiros sabem é que a viagem pode ficar mais barata: em alguns países é possível conseguir a devolução de impostos e economizar em mais de 20% no valor do produto. O tributo que pode ser devolvido é o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).
O valor reembolsado depende de cada país, embora alguns, como o Brasil e EUA não preveem a devolução. Em um mesmo continente, como na Europa, a variação de percentual de devolução pode chegar até 27%, no caso da Hungria.
Na França, a porcentagem devolvida varia de 5% a 19,6% do valor da compra dependendo do produto, cuja aquisição deve somar no mínimo 175 euros. Em Portugal, vai de 6% a 23% para uma compra de no mínimo 61 euros. No Reino Unido, o turista tem que consumir o mínimo de 30 libras para obter um reembolso de 5% ou 20%.
Na América Latina, na Argentina, a devolução é de 21% para uma compra mínima de 70 pesos. Já o Uruguai devolve 80% do imposto para uma compra que supere 500 pesos.
Segundo a Global Blue, companhia especializada em informações sobre gastos e compras internacionais, o mais importante é o turista lembrar de pedir na loja da compra um formulário deTax Free que deverá ser apresentado no aeroporto junto com o produto e o recibo. As grandes lojas de departamento facilitam a vida do turista apresentando na vitrine um adesivo com a inscrição Tax Free , de qualquer maneira, mesmo sem o adesivo, vale a pena perguntar.
Na hora da compra, o pagamento da mercadoria deverá ser efetuado normalmente (incluindo os impostos). Apresente o passaporte no caixa e solicite o formulário da Global Blue/Global Refound. Em seguida, é preciso indicar se deseja o ressarcimento no aeroporto ou via depósito. O reembolso só acontece quando o turista deixa o país.
No aeroporto, depois de fazer o check-in, dirija-se ao balcão da Global Refound e apresente o formulário e as notas fiscais ao agente da alfândega. Depois de aprovado e carimbado, é só ir ao posto de reembolso junto aos terminais internacionais e apresentar os documentos novamente.
O reembolso só é garantido em produtos que podem ser levados no aeroporto, não vale para serviços como hotéis, restaurantes, entretenimento e transporte. E o turista pode receber o valor em cheque, em espécie ou no cartão de crédito. No momento de solicitação do reembolso, uma das exigências é que o turista mostre o produto, portanto o ideal é manter os produtos sempre acessíveis, de repente na mala de mão para facilitar.
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