sábado, 3 de agosto de 2013

Fez compras no exterior? Saiba como pedir reembolso dos impostos

Fez compras no exterior? Saiba como pedir reembolso dos impostos

compras
comprinhas no exterior.. quem nunca?
Brasileiro ADORA viajar e fazer suas comprinhas.  O que nem todos os brasileiros sabem é que a viagem pode ficar mais barata:  em alguns países é possível conseguir a devolução de impostos e economizar em mais de 20% no valor do produto. O tributo que pode ser devolvido é o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).
O valor reembolsado depende de cada país, embora alguns, como o Brasil e EUA  não preveem a devolução. :(   Em um mesmo continente, como na Europa, a variação de percentual de devolução pode chegar até 27%, no caso da Hungria.
Na França, a porcentagem devolvida varia de 5% a 19,6% do valor da compra dependendo do produto, cuja aquisição deve somar no mínimo 175 euros. Em Portugal, vai de 6% a 23% para uma compra de no mínimo 61 euros. No Reino Unido, o turista tem que consumir o mínimo de 30 libras para obter um reembolso de 5% ou 20%.
Na América Latina, na Argentina, a devolução é de 21% para uma compra mínima de 70 pesos. Já o  Uruguai  devolve  80% do imposto para uma compra que supere 500 pesos.
Segundo a Global Blue, companhia especializada em informações sobre gastos e compras internacionais, o mais importante é o turista lembrar de pedir na loja da compra um formulário deTax Free que deverá ser apresentado no aeroporto junto com o produto e o recibo.  As grandes lojas de departamento facilitam a vida do turista apresentando na vitrine um adesivo com a inscrição Tax Free , de qualquer maneira, mesmo sem o adesivo, vale a pena perguntar.
Na hora da compra, o pagamento da mercadoria deverá ser efetuado normalmente (incluindo os impostos). Apresente   o passaporte no caixa e solicite o formulário da Global Blue/Global Refound. Em seguida, é preciso indicar se deseja o ressarcimento no aeroporto ou via depósito. O reembolso só acontece quando o turista deixa o país.
No aeroporto, depois de fazer o check-in, dirija-se ao balcão da Global Refound e apresente o formulário e as notas fiscais ao agente da alfândega. Depois de aprovado e carimbado, é só ir ao posto de reembolso junto aos terminais internacionais e apresentar os documentos novamente.
O reembolso só é garantido em produtos que podem ser levados no aeroporto,  não vale para serviços  como hotéis, restaurantes, entretenimento e transporte. E o turista pode receber o valor em cheque, em espécie ou no cartão de crédito. No momento de solicitação do reembolso, uma das exigências é que o turista mostre o produto, portanto o ideal é manter os produtos sempre acessíveis, de repente na mala de mão para facilitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !