Como surgiu o movimento que parou o país nas últimas semanas?
Entenda melhor os protestos que levaram milhares de brasileiros às ruas desde o começo de junho
Giselle Hirat
Ilustração José Aguiar
AUMENTO DAS PASSAGENS
Os primeiros protestos rolaram no começo de junho, com o aumento nas tarifas do transporte público. Mas a briga contra o ajuste ficou maior e agora tem várias causas - contra a corrupção na política e os gastos com a Copa do Mundo, entre outros.
MOVIMENTO PASSE LIVRE
Foi ele que, defendendo um novo modelo gratuito de transporte no nosso país, organizou os protestos, mobilizando as pessoas pelas redes sociais. O MPL foi criado em 2005, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (RS).
VIOLÊNCIA
As manifestações ganharam o apoio da população depois do dia 13 de junho, quando o protesto em São Paulo foi marcado por cenas de confrontos violentos com a polícia. Mais de 200 pessoas foram presas e várias ficaram feridas - incluindo repórteres e fotógrafos.
NAS REDES SOCIAIS
Hashtags como #ogiganteacordou e #vemprarua bombaram, assim como os vídeos e as fotos com cartazes usados nos protestos. Na internet, as pessoas puderam também compartilhar suas opiniões e ideias, abrindo uma discussão maior sobre o assunto.
REPERCUSSÃO
Mais de 250 mil pessoas saíram às ruas no país (em 12 capitais e 16 cidades) no dia 17. Depois de tudo isso, o governo de algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, cedeu às manifestações e abaixou o preço das passagens. Ou seja: o protesto funcionou!
Quem deu as informações: Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo; Lucas Monteiro, representante do Movimento Passe Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !