De onde vem a comida?
ONG analisa políticas ambientais e sociais de empresas de alimentos e descobre que a maioria não sabe como seus produtos são feitos Bárbara Lopes
George Osodi/Divulgação
Quando falamos em consumo consciente, não se trata apenas de matérias-primas que não agridem o meio ambiente. É preciso se preocupar, também, com as condições de trabalho das pessoas que fazem os produtos.
Com essa ideia em mente, a ONG Oxfam lançou a campanha Por trás das marcas*, que analisa políticas das dez maiores empresas de alimentos do mundo em relação à transparência e à responsabilidade social e ambiental.
O objetivo é conscientizar os consumidores para pressionar as empresas, começando pela Nestlé, Mars (que faz M&M’s e Twix) e Mondelez (dona da Lacta), devido à desigualdade entre homens e mulheres na produção de chocolate.
O relatório mostra que as grandes empresas fazem pouco para conhecer a fundo e melhorar as condições em suas cadeias produtivas. As mais bem colocadas foram a Nestlé, com média de 5,4, e a Unilever, com 4,9. Na lanterna, estão a Kellogg e a Associated British Foods, das marcas Fleishmann e Ovomaltine. No site da campanha é possível ver o ranking completo.
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