sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Região de maior biodiversidade da África é ameaçada por petrolífera

Ambientalistas do WWF denunciaram companhia de petróleo britânica.Segundo organização, empresa ameaça habitat de animais em extinção.

Da AFP
1 comentário
Foto de 2004 mostra uma cadeia de vulcões nos arredores do Parque Nacional Virunga, na República Democrática do Congo. (Foto: AFP Photo/Riccardo Gangale)Foto de 2004 mostra uma cadeia de vulcões nos arredores do Parque Nacional Virunga, na República Democrática do Congo. (Foto: AFP Photo/Riccardo Gangale)
Ambientalistas do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) fizeram uma denúncia nesta segunda-feira (7) contra uma companhia de petróleo britânica acusada de intimidar a população local e de ameaçar a vida selvagem na mais antiga reserva natural da África, a área de maior biodiversidade do continente.
A organização alega que as atividades de exploração de petróleo da companhia Soco International no Parque Nacional Virunga e seu entorno, no leste da República Democrática do Congo, deixam "pessoas, animais e habitats em risco", além de violar as diretrizes internacionais estabelecidas pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em uma denúncia apresentada contra a organização.
"A única forma de a Soco entrar em conformidade com as diretrizes da OCDE é a companhia pôr fim definitivamente à exploração em Virunga", disse Lasse Gustavsson, diretor-executivo de conservação da WWF Internacional.

A Soco rejeitou as denúncias, considerando-as "infundadas" em seu site, acrescentando que ainda não deu início às atividades operacionais e que não fará isso até que estudos de impacto tenham sido concluídos."Pedimos que a companhia suspenda suas atividades imediatamente", acrescentou. As organizações podem recorrer às diretrizes da OCDE sobre o comportamento empresarial ético como forma de pressionar empresas e até mesmo governos.

Virunga é um dos locais mais antigos do Patrimônio Mundial da Unesco e a área mais ambientalmente diversa do continente africano, habitat de milhares de rinocerontes e 200 gorilas das montanhas, espécie ameaçada de extinção.
Uma avaliação própria feita pela Soco sobre sua exploração no parque alerta para o potencial de poluição e danos aos frágeis habitats de animais em Virunga.
A WWF alega que Soco tem usado segurança estatal para intimidar os críticos ao seu negócio e afirma que a organização não conseguiu descobrir o verdadeiro impacto do desenvolvimento durante consultas com moradores locais.
O contrato da Soco com o governo congolês efetivamente isenta a empresa de regulamentações adicionais, diz a WWF, pedindo que a empresa também considere a saúde e o sustento dos 50 mil moradores do local.
O Reino Unido é membro fundador da OCDE e as diretrizes da organização foram usadas anteriormente para pressionar politicamente o governo britânico.
Anthony Field, ativista da WWF no Reino Unido, disse à AFP que "as diretrizes da OCDE são os padrões mais respeitados de boas práticas nos negócios e são reconhecidas internacionalmente por 45 países, inclusive o Reino Unido".
As denúncias à OCDE podem ser "incrivelmente eficazes", disse Field, dando como exemplo um caso em 2009, quando a empresa de mineração Vedanta Resources foi condenada por Londres por desrespeitar os direitos de um grupo indígena quando planejava explorar uma mina de bauxita no estado indiano de Orissa.
A Soco informou que seus primeiros estudos de impacto ambiental foram feitos em 'estreita colaboração' com o Instituto Congolês de Conservação da Natureza, que administra o parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !