Follow by Email

sábado, 31 de agosto de 2013

INVENTÁRIO FLORESTAL DO RIO DE JANEIRO COMEÇA EM SETEMBRO

INVENTÁRIO FLORESTAL DO RIO DE JANEIRO COMEÇA EM SETEMBRO

O Governo do Estado, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas da Secretária de Estado do Ambiente (SEA), em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, inicia em setembro o Inventário Florestal Nacional no Rio de Janeiro (IFN/RJ), que tem como objetivo avaliar a situação da Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados no Estado, como, por exemplo, as restingas e os manguezais, e consolidar uma ferramenta de monitoramento da cobertura florestal.
O Inventário Florestal inclui o levantamento da saúde e vitalidade das florestas e das espécies vegetais de determinadas áreas – através de coletas de materiais botânicos e mediações dos indivíduos arbóreos.
Ao todo, 283 pontos do Rio de Janeiro serão visitados, principalmente as regiões de manguezais, restingas e demais formações florestais. Também serão coletados materiais botânicos (folhas, frutos e flores) e amostras de solo.
Os 15 engenheiros florestais, biólogos e técnicos das equipes do IFN/RJ vão percorrer os 43.700 km² do Estado do Rio de Janeiro para realizar um trabalho de campo que deve durar cerca de oito meses, levantando informações sobre a vegetação nativa, usos da terra, altura e diâmetro de árvores, presença de epífitas (plantas que vivem sobre as árvores, como orquídeas e bromélias) e quantidade de serrapilheira (matéria orgânica sobre o solo).
Além disso, farão levantamento socioambiental com moradores e proprietários rurais para identificar como estes utilizam as florestas e seus mais variados recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !