Por Verônica Nascimento
A Campanha Municipal “Dengue Mata” vai iniciar nesta quarta-feira (3) um mutirão específico para a conscientização dos riscos do acúmulo de pneus para o aumento dos índices de infestação do mosquito transmissor da doença. Agentes de controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, e supervisores de bairros, da Secretaria de Governo, com o apoio de pessoal da Guarda Municipal, da Secretaria de Serviços Públicos e da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas, vão vistoriar 104 borracharias e 89 ferros-velhos do município. A ação começa às 8h e terá continuidade na quinta-feira (4), sexta-feira (5) e na segunda (8).
Segundo o diretor do CCZ, César Salles, serão cinco equipes de trabalho por dia, atuando em diferentes rotas. “O objetivo é conscientizar os donos desses estabelecimentos sobre o armazenamento correto de pneus, de forma a não acumularem água e se transformarem em criadouros do mosquito da dengue ou ainda, como de desfazerem desses materiais”, disse o diretor.
Os supervisores de bairros foram treinados nesta segunda-feira (1º) para as ações. “Verificamos que somente nos mutirões que estamos realizando nos bairros e que são feitos independente da rotina de visita aos imóveis pelos agentes de endemia, foram recolhidos mais 830 pneus. A fêmea do mosquito da dengue tem fotofobia e é uma espécie que não desova em qualquer material; escolhe aqueles mais propícios para a proliferação. Pneus são escuros, excelentes para acumular água e abrigar as larvas, daí ser considerado um grande vilão nos índices de infestação da dengue”, contou o coordenador de Programas do CCZ, Eufrázio Lisboa.
Postado por: Secom - 02/04/2013 18:34:00
fonte: site da PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !