A concessionária Águas do Paraíba realiza, há seis meses, um projeto sustentável que reutiliza a água resultante do tratamento de esgoto da cidade de Campos. Distribuída em caminhões identificados, esse material está sendo regularmente aproveitado por quatro empresas da área de construção civil: a FLG (Fábrica de Ladrilhos), Ligue Munck, Córrego Rico e Projecons.
Até o momento, mais de 1 milhão de litros de água já foram utilizados em canteiros de obras no município. Além da responsabilidade social e interesse ambiental, o reuso dessa água tem como incentivo o custo, que é muito mais baixo do que a água potável para fins comerciais. Segundo a gerente comercial, Munique Tardim, a tarifa é de apenas 3,20 por cada mil litros.
Outro projeto sustentável mantido pela empresa é a recirculação de  1 milhão de litros de água por dia, na Estação de Tratamento de Água da Coroa, que antes eram despejados no Rio Paraíba do Sul. Com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, Águas do Paraíba implantou o sistema que inclui três elevatórias de 20 hp (cavalos), três decantadores de pirâmide invertida, centrífuga e reservatório com capacidade de 500 metros cúbicos.
O gerente de Operações Silas Almeida explica que toda a água necessária para a limpeza diária de filtros e decantadores, 80% volta para o sistema por meio do processo de recirculação.
O lodo resultante desse processo está sendo avaliado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). O objetivo é que este material seja incorporado na indústria de cerâmica da região para a fabricação de tijolos, além de ser utilizado na pavimentação de vias públicas que sofrerem intervenções em redes distribuidoras de água ou coletoras de esgoto realizadas pela empresa.