sexta-feira, 14 de novembro de 2014


Circuito esportivo convida paulistano a percorrer rios invisíveis

Vanessa Daraya - Planeta Sustentável - 11/2014
Maurício de PaivaExpedição Rios e Ruas/Planeta Sustentável, realizada em maio deste ano no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Na foto, participantes no Parque das Corujas



Quem anda pelas ruas e avenidas de São Paulo não imagina que existem mais de 3 mil quilômetros de cursos d’água soterrados pelo planejamento urbano desordenado. O público interessado em percorrer esses rios invisíveis pode participar do Passeio e Corrida Caixa Rios e Ruas,que será realizado na cidade de São Paulo em três dias diferentes: 16 e 30/11 e 14/12.

O circuito faz parte da Iniciativa Rios e Ruas, criada em 2010, fruto da parceria entre o arquiteto e urbanista José Bueno e o geógrafo Luiz de Campos Jr. Inspirado pelo movimento, Charles Groisman, fundador da IdeaAction, criou projetos para difundir os conceitos sobre o tema relacionando-os à arte (como exposições na Praça Victor Civita, em São Paulo) e ao esporte.

O evento é dividido em três etapas com pontos de encontro diferentes: 16/11 (saindo do Parque Ecológico Tietê), 30/11 (saindo do Zoológico) e 14/12 (saindo do Anhangabaú). Sairão de todas elas um grupo de passeio (caminhada 3 km) e outro de corrida (5 km). O roteiro percorrerá rios invisíveis (e os que sobrevivem até hoje), bacias hidrográficas, nascentes, lagoas e riachos de São Paulo.

Os participantes serão acompanhados pelos líderes da Iniciativa Rios e Ruas e por monitores especializados que informarão o público sobre a história dos rios de acordo com o local por onde o grupo passar. O Manual de Etiqueta da Água, produzido peloPlaneta Sustentável, será distribuído no evento.

Além do circuito (veja aqui a página do Facebook), a Iniciativa Rios e Ruas já fez algumas ações em parceria com o Planeta Sustentável, como o Planeta no Parque 2014, no Parque Villa-Lobos, e a "Mostra Rios e Ruas - a Casa Invisível", na Praça Victor Civita.

Nessa ocasião, foram realizadas também uma expedição pelo bairro da Vila Madalena que percorreu o Riacho das Corujas, e uma corrida do ultramaratonista Carlos Dias. O atleta percorreu os principais rios, ribeirões e riachos com nascentes que passam por bairros das regiões sul, central e oeste de São Paulo. E encontrou os participantes da expedição na Praça Victor Civita, em Pinheiros, ao lado da Editora Abril.

O circuito "Passeio e Corrida Caixa Rios e Ruas" é patrocinado pela Caixa Econômica Federal, com o apoio do Planeta Sustentável e da Skechers.

Ficou interessado em participar? Clique aqui para ver o regulamento. Abaixo, mais informações sobre cada etapa do circuito:

1ª etapa
Data: 16/11/2014
Cidade: São Paulo / SP
Local: Parque Ecológico do Tietê - Rod. Ayrton Senna Km17
Horário: 7h30

2ª etapa
Data: 30/11/2014
Cidade: São Paulo / SP
Local: Jd.Zoológico - Nascentes do Ipiranga
Horário: 8h00

3ª etapa
Data: 14/12/2014
Cidade: São Paulo / SP
Local: Centro Histórico - Vale do Anhangabaú
Horário: 8h00

O artista plástico Danilo Zamboni - parceiro das iniciativas promovidas pelo Rios e Ruas - criou lindas ilustrações dos três circuitos (cada uma com dois percursos: corrida e caminhada), que reproduzimos abaixo:

Mapa da corrida do Parque Ecológico do Tietê, em 16/11:


Mapa do passeio do Parque Ecológico do Tietê, em 16/11:


Mapa da corrida do Jd.Zoológico - Nascentes do Ipiranga, em 30/11:


Mapa do passeio do Jd.Zoológico - Nascentes do Ipiranga, em 30/11:


Mapa da corrida do Centro Histórico - Vale do Anhangabaú, em 14/12:


Mapa do passeio do Centro Histórico - Vale do Anhangabaú, em 14/12:


Acompanhe todas as movimentações artísticas e esportivas que envolvem a iniciativa Rios e Ruas pelo site da mostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !