Os 10 melhores países para energias renováveis
Vanessa Barbosa -
- 10/2014
Mohammad Afshar/Creative Commons/Flickr
L
Com ambições de expandir a participação da energia solar em sua matriz energética, o Brasil tornou-se o 9º país mais atraente para receber investimentos em fontes renováveis, segundo estudo da EY.
Atualizado trimestralmente, o avalia as barreiras e oportunidades para os investidores externos acessarem o mercado de fontes limpas em 40 países.
O Brasil está às vésperas de realizar seu primeiro leilão exclusivo para a fonte solar. Isso significa que ela não vai concorrer com outras fontes mais baratas, como a energia eólica, o que promete dar um gás na expansão dos projetos de usinas e atrair fabricantes a se instalarem por aqui.
Participam do leilão de reserva, previsto para o dia 31, cerca de 400 projetos que somam 10,8 gigawatts (GW) de capacidade. A expectativa do governo é contratar 3,5GW entre 2014 e 2018, ante meros 11 megawatts (MW) de capacidade instalada atualmente.
Segundo os analistas da EY, os recentes anúncios de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai oferecer financiamento mais barato para projetos de energia solar que busquem equipamentos produzidos localmente também reforça a ambição do país para criar uma forte cadeia produtiva interna para essa fonte.
Veja a seguir o desempenho das nações que ocupam os 10 primeiros lugares e o desempenho por fontes de energia, segundo a última edição do RECAI.
1) CHINA
2) ESTADOS UNIDOS
3) ALEMANHA
4) JAPÃO
5) CANADÁ
6) ÍNDIA
7) REINO UNIDO
8) FRANÇA
9) BRASIL
10) AUSTRÁLIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !