quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Desmatamento zero já é insuficiente na Amazônia

REPLANTAR A FLORESTA

″Desmatamento zero já é insuficiente na Amazônia″, alerta pesquisador Antonio Nobre

Estudo ″O Futuro Climático da Amazônia″ mostra urgência para reverter o desmatamento da floresta e garantir as funções climáticas do bioma. Antonio Nobre, pesquisador do Inpe, defende esforço de guerra para replantar o Brasil

-  A  A  +
Ana_Cotta/Creative Commons
divulgaçãoForam necessários mais de 50 milhões de anos para que o bioma da Floresta Amazônica se formasse. Durante séculos, ela sobreviveu às intempéries da natureza. Este é um lugar único e insubstituível para o planeta. Diariamente, as árvores da região trabalham num sistema invisível para a manutenção do clima
Todavia, este importantíssimo serviço ambiental que a floresta nos presta continuamente está sendo negligenciado. A motossera e o fogo se tornaram os principais inimigos da mata. Cálculos indicam que cerca de 42 bilhões de árvores foram destruídas nas últimas quatro décadas.

"O desmatamento da Amazônia levará a um clima inóspito na região", afirma o pesquisador Antonio Donato Nobre. "Essa procrastinação (para acabar com o desmatamento) é criminosa!"

O cientista do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foi responsável por elaborar o relatório "O Futuro Climático da Amazônia"*, a pedido da organização Articulación Regional Amazónica (ARA). Os resultados do estudo foram apresentados na quinta, 30/10, em São Paulo.

Para preparar o documento, Nobre analisou 200 artigos e estudos científicos sobre o papel da Floresta Amazônica no sistema climático, na regulação das chuvas e nos serviços ambientais prestados pelo bioma para aquela e outras regiões do Brasil. "Fiquei assombrado com as mudanças climáticas que já estão ocorrendo", revelou o pesquisador.

A intenção da ARA foi fazer um relatório com linguagem para leigos e não para acadêmicos. A organização acredita que a sociedade precisa ser informada sobre o que está acontecendo. "A ciência precisa ser utilizada por todos", diz Nobre. "Estamos quebrando a bomba biótica da Amazônia* (sistema pelo qual as árvores da floresta injetam água no ar e garantem chuva na América do Sul) e acabando com esta usina de serviços ambientais com o desmatamento".

Antonio Nobre começa o estudo mostrando alguns segredos que garantem que a floresta gere o que ele chama de "clima amigo". Entre outros serviços, as árvores mantêm úmido o ar em movimento, o que leva chuvas para as regiões interiores do continente, mesmo distantes milhares de quilômetros do oceano. As árvores são o que ele considera os gêisers de madeira da Amazônia. E esta umidade é levada para outras regiões do Brasil e da América do Sul através dos rios voadores. "Os rios aéreos levam a água doce por artérias suspensas", explica.

"O Futuro Climático da Amazônia" apresenta alguns dados impressionantes. Uma árvore grande pode evaporar mais de 1 mil litros de água por dia. Estima-se que a floresta toda - 5,5 milhões de km2 - libere no ar nada menos que 20 trilhões de litros de água diariamente. Para se ter ideia da grandiosidade deste número, o Rio Amazonas despeja no Oceano Atlântico algo em torno de 17 trilhões de água.

Mas com as árvores no chão, esta água toda sumirá. O relatório comprova que a extensão do desmatamento na Amazônia brasileira na última década equivale ao território inteiro da Costa Rica, algo em torno de 50 mil km2. Segundo Nobre, os números que apontam para a queda do desmatamento são um grande efeito de ilusionismo. O que deve ser levado em conta é o acumulado e não a taxa anual. "Em 40 anos, até 2013, foram desmatados a corte raso 762 mil km2 de floresta - isto é o mesmo que três estados de São Paulo e duas Alemanhas".

A situação é muito grave. Não só para a regulação do clima, mas também para abiodiversidade da floresta que está sendo exterminada pelo fogo. "Estamos cremando todas nossas riquezas vivas", lamenta o cientista. "E estamos secando as nuvens".  
A recomendação do relatório é clara: será necessário um esforço de guerra para reverter este cenário alarmante. A publicação elenca cinco passos para recuperar a Floresta Amazônica e não permitir que a vegetação brasileira se transforme em uma savana:

1. Popularizar a ciência da floresta: saber é poder;
2. Desmatamento zero para anteontem;
3. Abolir fogo, fumaça e fuligem;
4. Recuperar o passivo do desmatamento e;
5. Governantes e sociedade precisam despertar: choque de realidade.

A principal conclusão a que chega a publicação é que desmatamento zero não é mais suficiente. Para Nobre, a Amazônia já mostra sinais de pane. "A única saída é replantar a floresta", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !