terça-feira, 27 de agosto de 2013

BLITZ RETIRA CARCAÇAS DE EMBARCAÇÕES DO CANAL DE SÃO LOURENÇO

BLITZ RETIRA CARCAÇAS DE EMBARCAÇÕES DO CANAL DE SÃO LOURENÇO
20/ 08/ 2013
Quando: Quarta-feira (21/8); às 10h

Ponto de encontro: Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar); na Av. do Contorno, 3.500, Barreto, Niterói

Como chegar: Seguir pela Niterói-Manilha até passar pela Leroy Merlin, retornando no primeiro viaduto em direção ao Rio; saindo da estrada à direita em frente ao Leroy Merlin

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, participam nesta quarta-feira de ação ambiental para retirada de mais embarcações do Canal de São Lourenço, em Niterói.

A ação conjunta faz parte de uma das doze iniciativas do Plano Guanabara Limpa, da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), para a melhoria da qualidade das águas da Baía da Guanabara.

Antigo problema ambiental, essas carcaças prejudicam o tráfego marítimo no canal, que fica entre a Ilha da Conceição e o litoral de Niterói, no Barreto. Além disso, causam poluição ambiental, na medida em que diversos materiais vão se degradando em contato com o mar.

Do passivo ambiental de 52 embarcações abandonadas no Canal de São Lourenço, 28 já foram retiradas – o equivalente a 100 toneladas de entulhos em aço e madeira. Desse total, oito embarcações foram retiradas pelo Inea e outras 20, pela iniciativa privada, após serem arrematadas em leilão.

Recentemente, o Ministério da Marinha exigiu que outras quatro carcaças de embarcações fossem removidas do canal pelos proprietários. Até outubro, será realizado novo leilão para venda do restante do material submerso.

O Canal de São Lourenço passará então por processo de dragagem, viabilizando a volta do funcionamento do Centro Integrado de Pescar Artesanal (Cipar), em Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !