sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Entendendo o processo do Composto orgânico


O termo matéria orgânica refere-se ao composto de carbono (plantas e animais) suscetível à degradação. Na biodegradação este processo é realizado com a ajuda de microrganismos.
Quando a degradação acontece na presença do ar é chamada de aeróbica e quando o processo se realiza na ausência do ar, a degradação é denominada anaeróbica.
No caso da compostagem, utiliza-se o processo aeróbico por ser bem mais eficiente, além de causar menos impactos e inconvenientes do que o processo anaeróbico.
A decomposição da matéria orgânica é mais ou menos rápida, em função das características dos resíduos orgânicos. Assim, os materiais como serragem e palhas secas apresentam maior resistência à degradação do que, por exemplo, os legumes.
Os microorganismos decompositores responsáveis pela compostagem são provenientes do esterco animal, sendo constituídos, principalmente, de minúsculos fungos e bactérias. Quando em condições ótimas de umidade, oxigenação, nutrientes e temperatura multiplicam-se com espantosa velocidade.
Os microorganismos são seres unicelulares, sendo uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontra- dos no ar, no solo, e, inclusive, no homem.
Os microorganismos são fundamentais para a existência da vida tanto a nível orgânico, no interior dos organismos, como a nível ecológico, agindo intensamente no meio ambiente.
Por exemplo, as bactérias lactobacilos que produzem a enzima beta galactosidade que facilita a digestão da lactose aumentando a digestibilidade da lactose do leite que ingerimos atuam no interior do organismo.
As bactérias do gênero Rhizobium que são fixadoras de nitrogênio quando associadas às plantas da família das leguminosas como o feijão e a soja atuam no ambiente.
A compostagem é um processo de biodegração, aeróbico e controlado, para a produção de húmus a partir de resíduos orgânicos.
Estas bactérias vivem em simbiose com as leguminosas, formam nódulos nas suas raízes, onde absorvem o nitrogênio do ar e com este sintetizam substâncias nitrogenadas que são utilizadas pela planta hospedeira. Esta também colabora com as bactérias fornecendo açúcares e outros compostos orgânicos a essas bactérias em seus nódulos.
Os microorganismos decompositores da matéria orgânica morta têm fundamental importância na decomposição dos restos orgânicos que sobraram de seres que morreram. Eles fazem também a decomposição das fezes dos animais, enfim são de suma importância para a produção do húmus que fertiliza o solo.
Fonte: http://fdr.com.br/formacao/compostagem-e-minhocultura/o-composto-organico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !