quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

EUA podem ter primeira loja que não vende produtos embalados


Um grupo do Texas quer organizar estabelecimento onde o cliente só compra se levar potes, vidros e garrafas retornáveis.


EUA podem ter primeira loja que não vende produtos embalados

Os criadores colocaram o projeto num site de crowdfunding para receber doações e abrir a loja.
Cinco norte-americanos do Texas estão com uma proposta criativa para tornar as compras do mês mais ecológicas: abrir a primeira loja dos Estados Unidos que não vende nada em embalagens, sejam elas plásticas, de vidro ou papel. Carnes, grãos, produtos de limpeza, temperos e até cerveja e vinho serão vendidos a granel ou por litro. Para comprar, os clientes devem levar seus próprios potes, garrafas ou sacos retornáveis.
A loja, que se chamará “In.gredients”, depende agora da colaboração de simpatizantes para que se torne realidade. Os criadores colocaram o projeto num site de crowdfunding e estão recolhendo doações para abrir o estabelecimento até o fim do ano.
Eles afirmam que querem revolucionar o setor de supermercados ao lançar o primeiro lugar que se “preocupa com o meio ambiente e com a saúde das pessoas”. Todos os produtos vendidos serão orgânicos ou de fabricação local para incentivar pequenos produtores. Essa “revolução” é, na verdade, uma retomada da cultura de uma época em que se comprava em mercearias, quando não existiam grandes supermercados e o lixo produzido era consideravelmente menor, porque não existiam tantas embalagens.
Essa preocupação com o meio ambiente surgiu quando eles perceberam que, do lixo que produzem, a maior parte é constituída por embalagens, e que na natureza não existe esse desperdício de material inútil. “Por anos, nós procurávamos viver de forma mais sustentável. Depois de perceber que o lixo era, na verdade, apenas uma invenção dos homens, começamos a fazer um jardim em casa, a compostagem, a reciclagem, e o mais importante, reusar embalagens o máximo que podíamos, acabando com o descarte desnecessario”, afirmam no site Indiegogo.
O grupo de amigos percebeu que era difícil evitar os alimentos embalados. Ao contrário de sacos plásticos que podem ser substituídos por sacolas retornáveis, eles viam com dificuldade uma alternativa para levar para casa os cereais matinais ou produtos de limpeza, que vêem em embalagens difíceis de aproveitar.
Segundo Christian Lane, uma das fundadoras do “In.gredients”, os mercados hoje têm atitudes que não são benéficas para as pessoas e para o meio ambiente. “Além dos alimentos industrializados serem menos saudáveis, quase todos os alimentos que compramos em supermercados é embalado, deixando-nos sem escolha que não continuar comprando comida em embalagens que nem sempre são reutilizáveis ou recicláveis”, diz.
Fonte:http://asboasnovas.com/biosfera/eua_podem_ter_primeira_loja_que_nao_vende_produtos_embalados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !