segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Redes Sociais: saiba o seu limite.


Muitas empresas tem se questionado sobre o uso do Facebook durante horário de expediente, algumas criam regras rígidas de controle e outras simplesmente liberam o uso. Em minha opinião eu acho que o caminho do meio é a saída, nem liberar demais nem apertar muito. Eu sou favorável a liberação, mas de forma controlada, através de horários, limites de tempo, volume de dados trafegados, etc. Não existe mais essa história de bloqueio total, a não ser que você reviste o bolso das pessoas e as impeça de trazer seu celular para o trabalho, não é verdade?
O problema não está em liberar, o problema está em desenvolver nas pessoas o senso de saber o seu limite de uso do Facebook. Eu acho que a redes sociais são como uma droga, elas viciam, pois geram prazer na sua utilização de alguma forma. Se não fosse positivo em algum sentido as pessoas não o fariam.
facebook-addiction1 (1)
O problema é que algumas pessoas não conseguem desenvolver um limite pessoal e com isso acabam prejudicando sua produtividade diária sem ao menos perceber. Na Triad PS temos tudo liberado, acredito profundamente na capacidade individual da minha equipe, de julgamento do que é realmente importante no momento certo.
Não ligo nem um pouco de ver um colaborador no chat no Facebook, se tenho a certeza de que depois de algum tempo ele retornou mais focado para terminar a prioridade. O problema é se o chat não termina e consome longas horas no dia, ai prejudica a execução, uma série de coisas fica atrasada, os e-mails acumulam, a sensação de atraso e de correria aumentam. Esse é o caso que a rede social está fazendo mal para sua performance, é o momento de parar.
Minha gerente comercial passou por esse processo, ela se viciou no Facebook. Isso começou a afetar a conclusão das tarefas, até o dia que ela disse: “parei. Está me atrapalhando”. Ela parou de usar e se restringiu aos horários de almoço e lanche para ver os updates. Voltou ao controle.
É isso que você precisa desenvolver, o seu senso de limite, de quando a rede te ajuda e quando a rede te prejudica. Uma hora ou outra, ver seu Facebook será positivo, para espairecer as ideias, pensar em outra coisa, etc. podemos chamar talvez de ócio criativo do Domenico de Masi, mas o excesso vira o que eu chamo de circunstancial, perda de tempo sem resultados.
Aprenda a se vigiar, se não consegue fazer sozinho, peça para alguém limitar você.
Até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !