quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A realidade da internet brasileira



Montagem da revista Galileu
Montagem da revista Galileu
Segundo o IBGE o Brasil atingiu 194 milhões de habitantes. Segundo pesquisa IBOPE - Nielsen deste ano só 82 milhões têm acesso à internet, 42% da população. Na verdade só 52 milhões brasileiros acessam a internet quase todos os dias. Destes uma parcela de quase 20% ainda não tem acesso à banda larga. Por isso a internet no Brasil ainda tem longo caminho a percorrer para vencer a manipulação e as blindagens da mídia tradicional.
Embora não disponha de dados precisos, a observação e a conversa com as pessoas evidenciam que o percentual daqueles que buscam na internet notícias políticas é reduzido.
Mas uma coisa é certa. Ao contrário dos Estados Unidos e da Europa onde o Twitter continua crescendo, no Brasil o Facebook acabou com o reinado do microblog de 140 caracteres. Em um ano o Twitter perdeu no Brasil 24% de seus seguidores. Eram 12,9 milhões em 2011 e este ano são apenas 9,7 milhões. O Orkut também entrou em decadência. De 36 milhões em 2011 caiu este ano para apenas 20 milhões de seguidores.
Já o Facebook é um sucesso. Cresceu em um ano 64%. Tinha 25 milhões de usuários no ano passado e atingiu este ano 42 milhões. Mas um alerta aos políticos marinheiros de primeira viagem na internet. Não se animem com os números do Facebook. Menos de 1/3 postam notícias ou fazem comentários políticos. Ou seja: sem conteúdo, sem credibilidade, a internet não vai resolver a vida de ninguém. 
*Reproduzido do Blog do Garotinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !