quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Método de incineração do lixo é bastante utilizado em outros países


A solução, no entanto, tem altos custos e não é indicada para o Brasil

No Brasil, o método adotado para o lixo da maioria dos municípios é o despejo em aterros sanitários, onde o lixo recebe tratamento e é monitorado. Em outros países, porém, para acabar com os resíduos sólidos a fim de não perder espaço físico, o método de incineração é comumente adotado. Trata-se do processo da queima do lixo a altas temperaturas em instalações chamadas incineradores. Entretanto, no Brasil, além dos aterros terem um custo menor, segundo o Coordenador de Projetos da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Lúcio Vianna, o lixo produzido é mais úmido do que em outros países e, portanto, a prática de incineração não pode ser simplesmente adotada.
O Coordenador de Projetos da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Lúcio Vianna (Foto: Divulgação)

Vianna explica que no caso do Brasil o lixo é diferente e, logo, todo o processo de queima também deveria ser diferenciado. “Aqui, 60% do lixo é orgânico, para você queimar esses resíduos úmidos a temperatura deve ser diferente”, afirma. Segundo o coordenador, muitas propostas de incineração, combustão do lixo, aparecem para o seu tratamento, mas quando realizam as experiências vêem que o projeto deve ser alterado. “Não dá para pegar a técnica de outro país e simplesmente trazer para cá”, diz.
No Brasil, o método não é comum, segundo Vianna, e a criação de aterros sanitários é a alternativa mais barata de tratamento de lixo. Além disso, a incineração do lixo doméstico é proibida em parte do Brasil, como o caso do Rio de Janeiro. Apenas a queima do lixo hospitalar é realizada no estado.
O método, entretanto, é bastante criticado, pois a queima resulta em gases poluentes. Vianna afirma que existe tecnologia disponível para evitar a poluição, mas deve ser bem fiscalizada para evitar a emissão de gases. “É possível incinerar sem poluir, mas o custo é alto”, diz.
Vianna explica que ao queimar o lixo vários gases são emitidos, como o metano e dioxina que, segundo, ele são prejudiciais à saúde. “O sistema de queima deve ser eficiente no tratamento dos gases, do contrário, você não polui o solo, mas polui a atmosfera”, ressalta o coordenador.

*Fonte: http://redeglobo.globo.com/globoecologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !