Abril de 2016 14:00
equipe eCycle
Hoje em dia, escolas são
orientadas a ensinarem sobre educação ambiental de forma integrada a outros
componentes curriculares
Imagem:
Wikimedia Commons / CC0
Educação
ambiental pode passar a ser uma disciplina obrigatória para alunos de todas as
séries dos níveis fundamental e médio, caso a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) seja
modificada. É o previsto no PLS 221/2015, de
autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
O
projeto foi acolhido em 29 de março na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do
Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e segue para votação na Comissão de
Educação, Cultura e Esporte (CE).
Atualmente,
as escolas são orientadas a abordar princípios de educação ambiental de forma
integrada a outros componentes curriculares, como explica o autor do projeto,
senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), na justificação da matéria. O parlamentar,
no entanto, considera essa estratégia insuficiente para que os estudantes
tenham formação sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade e sobre
práticas como reciclagem e reúso de água.
O
relator na CMA, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apontou avanços na sociedade em
termos de atitudes em favor da preservação ambiental e de conscientização da
população, enfatizando, no entanto, que os esforços devem continuar.
"Através das escolas, dos meios de comunicação, das mídias e redes
sociais, vamos chegar a 100% de consciência ambiental", declarou.
Na
discussão da matéria, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) observou que
especialistas em Educação desaconselham a incorporação de novas matérias aos
currículos escolares, frente ao grande número de disciplinas obrigatórias.
"A ideia de questões ambientais serem tratadas em outros conteúdos, de
maneira transversal, não diminui e sim amplia a preocupação com o meio
ambiente, na medida em que se forma na criança e no jovem a ideia de analisar a
proteção ambiental em diversas áreas do estudo escolar", disse Lídice.
O
senador João Capiberibe (PSB-AP) compartilha da opinião e considera que a
discussão sobre a inclusão de educação ambiental como disciplina obrigatória,
como prevê o PLS 221/2015, poderá ser aprofundada quando o projeto entrar na
pauta da Comissão de Educação.
Fonte: Agência Senado –
Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/4374-educacao-ambiental-pode-ser-disciplina-obrigatoria-no-ensino-basico.html
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