sábado, 9 de abril de 2016

Alberto Dauaire deságua na foz

Arnaldo Neto, Aluysio Abreu Barbosa, Suzy Monteiro e Antunis Clayton
Fotos: Rodrigo Silveira e arquivo pessoal 
Desbravador do antigo sertão de São João da Barra e uma lenda na política fluminense. Essas foram algumas das palavras ouvidas enquanto era velado o ex-deputado estadual Alberto Dauaire, recordista de mandatos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Internado na UTI do hospital Dr. Beda, desde 29 de fevereiro, com uma infecção pulmonar, Alberto não resistiu e morreu na manhã de ontem, aos 89 anos. No fim da tarde, foi sepultado no cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento, em São João da Barra, cidade da qual já foi prefeito e presidente da Câmara. Em vida e após ela, Alberto é reconhecido também pelo estilo cortês, que influência nas diferentes cor-rentes políticas sanjoanense e a de São Francisco de Itabapoana. Para família, um esposo, pai e avô exemplar, que deixa frutos também na política: Alberto é pai do ex-prefeito Betinho Dauaire (PR) e avô do deputado estadual Bruno Dauaire (PR).
— Meu pai foi um homem que viveu a vida pública por completo, se doou até o final à causa pública. Seu legado é o da honestidade, do comprometimento com a causa púbica e a valorização da família. Perdemos um grande homem político e um pai maravilhoso, mas sua história há de nos consolar. A lenda continua viva — disse Betinho, emocionado.
Alberto iniciou a vida política como vereador nos anos 50 do século passado, sendo eleito por três mandatos. Em 1962, venceu a disputa pela Prefeitura de São João da Barra. Contudo, não conclui o mandato, porque em 1966 conquistou pela primeira vez uma cadeira na Alerj, onde continuou até 1995, com sete mandatos consecutivos. Foi também secretário estadual de Assistência Social e Trabalho, na gestão Jeremias de Matos Fontes (1968) no antigo Estado do Rio, e na antiga pasta da Viação (responsável pela atual DER), no governo Leonel Brizola (1983).
Jovem e deputado de primeira viagem, Bruno comentou que teve o prazer de comemorar com o avô sua vitória na eleição passada e encontrou na Alerj a cadeira com o nome dele. “Meu avô é nossa referência em tudo, vai deixar uma história viva. O nome de Alberto Dauaire abre portas na Alerj, seja com funcionários mais antigos, que conviveram com ele, aos mais novos, que sabem da sua história. Desde o funcionário mais simples, o copeiro, até o presidente da Casa”, destacou o deputado.
O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), decretou luto oficial de três dias. A Alerj, em nota, lamentou o falecimento: “Alberto é uma figura histórica da política fluminense. Foi vereador, prefeito de São João da Barra e deputado estadual por sete mandatos consecutivos, incluindo um como constituinte do Estado”.
Alberto era casado com Maria Thereza, com quem teve dois filhos, Betinho e Cacá. Era avô de Bruno, Bebeto, Guilherme e Gustavo e bisavô de Antonia e Maria.
Influência no cenário ainda que afastado
Mesmo sem participar diretamente da política sanjoanense e sanfranciscana, o nome de Alberto Dauaire ainda é de grande influência. Prova disso é que o prefeito Neco faria, ontem, uma reunião no 5º distrito de São João da Barra com o seu grupo político, mas cancelou o encontro assim que soube da morte de Alberto. O ex-deputado tem naquela região um eleitorado cativo, assim como o ex-prefeito Genecy Mendonça, morto em 2014. Os Dauaire eram aguardados no encontro, já que existe uma aproximação entre a família e Neco.
Em São Francisco, Alberto é considerado um desbravador, principalmente na região de Barra do Itabapoana.  Filho de libanês, Dauaire nasceu em Campos, mas viveu sua infância e juventude em Imburi de Barra, no antigo sertão de São João da Barra, hoje município de São Francisco de Itabapoana.
No velório e sepultamento de Alberto estiveram reunidos políticos dos dois municípios deparados pela foz do rio Paraíba, além de Campos.
Elegância como marca política
Um político de fino trato. Um lorde. Um homem que tinha a elegância como marca. As características que marcaram os 89 anos de vida e mais de meio século de vida pública de Alberto Dauaire foram destacadas por todos os políticos que falaram sobre seu falecimento. O governador Luiz Fernando Pezão, mesmo internado, fez questão de se manifestar, lamentando a morte daquele que chamou de “grande amigo”. O deputado Paulo Feijó (PR) ressaltou que Alberto vai deixar saudade em todo mundo, mas “deixa seu legado de dedicação e honradez na vida pública. Cumpriu sua missão como político, homem, pai e avô”.
Ex-prefeito de São João da Barra, Ranulfo Vidigal falou que tem lembrança pessoal muito interesse dele: “Sobretudo pela elegância mesmo no tempo em que éramos adversários políticos. Também é possível ver essa herança nas ações de seu filho e seu neto”.
“É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento de Alberto Dauaire. Um grande amigo e companheiro de vida pública. Alberto contribuiu para o desenvolvimento não só da Região Norte Fluminense, onde foi prefeito de São João da Barra, mas também de todo o estado, durante os sete mandatos como deputado estadual e como secretário do governo no antigo Estado do Rio de Janeiro. Meus sentimentos aos parentes e amigos nesse momento tão difícil”.
Luiz Fernando Pezão (PMDB), governador licenciado do Estado do Rio de Janeiro
“Alberto foi um grande deputado estadual. Foi secretário estadual tanto do antigo, quanto do novo Estado do Rio. Ao longo da sua vida soube personificar a tradição política do Norte do Estado. Sempre foi muito fiel ao MDB, depois ao PMDB. Esteve entre aqueles que desenharam o desenvolvimento sócio-econômico do seu município e da sua região. É uma perda para todo o Estado do Rio não poder mais contar com homens públicos com a fidelidade e a integridade de Alberto Dauaire. Por isso, meu abraço afetuoso a toda sua família”.
Moreira Franco (PMDB), ex-governador, ex-ministro da República e presidente da Fundação Ulysses Guimarães
“Foi uma vida inteira dedicada à política, prefeito quando SJB e SFI eram um município só. Ele foi um grande orientador do ex-prefeito Genecy Mendonça (Dodozinho), fizeram política juntos. Alberto sempre valorizou SJB”.
Neco, prefeito de São João da Barra
“Meus sentimentos à família, através de Thereza, com a qual me solidarizo neste momento de dor. Alberto Dauaire foi um homem público que através da vida acumulou mandatos. Sempre buscou melhor para a região”.
Carla Machado, ex-prefeita de São João da Barra
“Foi um grande político. Teve atuação de destaque num período em que os recursos não eram encaminhados para o interior. A Guanabara era o foco maior e Alberto, com sua capacidade de diálogo, conseguiu reverter esse cenário”.
Ranulfo Vidigal, ex-prefeito de SJB
A gente que está começando na política, tem como exemplo pessoas como Alberto Dauaire, meu pai, Manoel Roxinho (ex-vice-prefeito de SJB), mestres da boa política. Alberto fez muito pelo antigo sertão e por toda SJB”.
Pedrinho Cherene, prefeito e pré-candidato à reeleição
“Alberto Dauaire foi um grande político, prefeito, vereador e deputado estadual por sete vezes. Ele muito fez, não só por São João da Barra, mas pela região. Com certeza deixou sua marca e um legado na política”.
Aluizio Siqueira, presidente da Câmara de SJB
“Em um momento tão carente na política, perdemos uma pessoa correta, idônea. Alberto era de outra geração, amigo do meu pai. Sempre que nos encontrávamos ele era muito, afetuoso. É uma perda da política saudosista”.
Dr. Chicão, vice-prefeito de Campos
“Alberto teve toda uma vida dedicada à política. Era um homem educado, habilidoso, jeitoso no trato pessoal, e de grande espírito público. Acho que sou um dos poucos que posso falar que fiz campanha com ele, com seu filho Betinho e seu neto Bruno”.
Paulo Feijó, deputado federal
“Foi um político conciliador e que usava o diálogo para trazer conquistas necessárias não só para São João da Barra, mas para toda a região. É uma perda muito grande para o universo político local. Deixa um trabalho relevante e um exemplo de dedicação”.
João Peixoto, deputado estadual
“Nossa política perde um de seus expoentes. Com sua simplicidade, Alberto Dauaire se destacou por conquistas difíceis, num tempo em que os recursos econômicos regionais não tinham o volume de hoje”
Papinha, deputado estadual
“Hoje nossa região ficou mais triste com a morte do grande homem público. Alberto Dauaire foi um político honrado que trabalhou pelo desenvolvimento de nossa região e principalmente por São João da Barra, cidade que amou e dedicou a vida”.
Geraldo Pudim, deputado estadual
“Foi uma das personalidades mais representativas da política de toda nossa região. Tem uma extensa folha de serviços prestados, eleito várias vezes deputado estadual, mas também com presença ativa na política estadual”.
Edson Batista, presidente da Câmara de Campos
“Era um amigo da Baixada Campista, que tem diversas localidades vizinhas a São João da Barra. Faz parte de uma política que foi se perdendo com o tempo: De respeito e bom trato com as pessoas. Foi um representante do MDB e depois do PMDB”.
Nildo Cardoso, líder da oposição/Campos
“Uma grande perda para toda a nossa região, pois Alberto Dauaire era figura expressiva. Não poderia deixar de citar a grande amizade dele com meu avô Zezé Barbosa, o que só nos faz sentir ainda mais a sua partida”.
Rafael Diniz, vereador/Campos
“Um grande político, recordista de mandato na Alerj, pais dos meus amigos Betinho e Cacá e avô do meu também amigo Bruno Dauaire. Alberto foi companheiro do meu avô Argeu Oliveira,também prefeito de SJB, trazendo inúmeros benefícios para SJB”.
Neném, vereador/Campos
“O ex-deputado Alberto Dauaire foi um político que em sua trajetória fez vários amigos. Em seus anos de vida pública, ele sempre buscou melhorias para São João da Barra, desde que o antigo sertão também fazia parte do município”.
Alex Firme, vereador/SJB
“São João da Barra um dos grandes líderes políticos da sua história. Homem digno e de extensa carreira pública, Alberto foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do nosso município. Que Deus possa confortar o coração de todos”.
Elísio Rodrigues, vereador/SJB
“São João da Barra perde uma de suas grandes lideranças, mas que deixa Betinho e Bruno, para dar continuidade na política, ao seu legado. É uma família de tradição. Não por menos Alberto foi deputado estadual por sete mandatos”.
Eziel Pedro, vereador/SJB
“Alberto Dauaire nos deixa uma história de conquistas e que nos deixa como exemplo muito trabalho. Era uma grande liderança, que respeitava seus adversários. Muitas coisas importantes que temos em SJB e SFI foram feitas por Alberto”.
Franquis Areas, vereador/SJB
“Exemplo de vida pública e uma perda muito grande para a política de São João da Barra. Poucos têm a trajetória que ele tem. É uma história política que serve de espelho para os mais jovens. Deixa o legado de como seguir na vida pública”.
Kaká, vereador/SJB
“Alberto Dauaire é, sem dúvidas, um dos maiores nomes da política de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Quem desbravou São Francisco foi Alberto, principalmente a região de Barra do Itabapoana. Deixa seu nome na história”.
Ronaldo Gomes, vereador/SJB
“Alberto Dauaire foi um grande político, que sempre auxiliou toda a região. Ele deixa um legado para São João da Barra”.
Sônia Pereira Vereadora/SJB
FONTE FOLHA DA MANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !