terça-feira, 12 de abril de 2016

Ecoponto de Pneus evita problemas ambientais e de saúde pública
O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Carlos Alberto Chebabe, sem número, no bairro Ceasa (Foto: Divulgação)
O Ecoponto de Pneus, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, lançado em 2012, tem um importante papel não só na parte ambiental, mas também na área da saúde. Cerca de 7.000 pneus são recebidos por mês no ponto de coleta. Esse trabalho evita que os pneus se transformem em criadouros de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e do zika vírus, entre doenças.

O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Carlos Alberto Chebabe, sem número, no bairro Ceasa. Todas às segundas-feiras, a empresa responsável pelo trabalho, a Reciclanip, coleta os pneus recebidos na semana anterior. Os pneus são transportados para a cidade de São Paulo, onde é realizada a reciclagem, transformando-os em asfalto, adquirido por usinas.

Como os pneus não podem ser depositados em aterros sanitários e nos terrenos baldios, proprietários de borracharias e a população deve entregar os pneus na sede do Ecoponto. No local são depositados pneus de automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas.

- Recebemos sete mil pneus por mês e isso evita que esses pneus virem criadouros de mosquitos, ajudando no combate dessa epidemia que esta desencadeando grandes problemas. Isso impede, também, a degradação do meio ambiente, uma vez que os pneus jogados em vias publicas são recolhidos. Cada pneu demora 600 anos para se decompor na natureza - disse o Superintendente de Limpeza Pública, Carlos Morales.



Por: Alessandra Costa (Estagiária) - Foto: Divulgação -  04/04/2016 10:09:44

Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=35215

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !