5 dicas imperdíveis para fazer uma boa negociação
Especialistas listam o que você não deve fazer ao negociar com um cliente ou fornecedor da sua empresa
São Paulo – Reunir argumentos e informações, controlar a ansiedade e lidar bem com a rejeição são algumas atitudes essenciais para quem deseja negociar com sucesso. Saber lidar com um cliente ou fornecedor faz parte da rotina de qualquer empresário, seja ele dono de uma startup ou de uma pequena empresa.
Veja abaixo cinco dicas imperdíveis para quem deseja negociar bem.
1. Agir pela emoção
Você é um bom negociador? Ter pressa durante uma negociação e só pensar no seu próprio benefício são algumas atitudes que você deve evitar. Um ponto importante que não deve ser negligenciado pelo empreendedor é avaliar qual é o melhor momento para negociar. Entregar preços e oportunidades de cara não é garantia para fechar um bom negócio.
2. Recorrer a clichês
“Se a gente fechar agora, posso te dar um desconto” e “você não pode perder essa oportunidade” são exemplos de frases que você escuta durante uma negociação. Evitar uma abordagem repleta de clichês pode ajudar o empresário a chegar a um bom acordo para o que ele está buscando.
3. Entenda que negociar não é um conflito
As características essenciais para ser um bom vendedor podem ser desenvolvidas. Desde que o empreendedor entenda que negociar não pode ser uma situação de conflito. Estar pronto para o “não”, ser comunicativo e fazer as perguntas corretas são algumas características apontadas pelos especialistas em vendas.
4. Aprenda técnicas modernas
O processo de vendas precisa ter um planejamento estratégico. Algumas técnicas permitem que o vendedor tenha maior poder de negociação. Reconhecer que tem um problema e que ele precisa ser resolvido é um estágio que faz parte do processo de compra.
5. Busque capacitação
Há cursos presenciais e online para quem deseja se tornar um vendedor profissional. Há também livros que podem ajudar na negociação com consumidores e parceiros. Preparar-se e ter um plano B são dicas da obra “Você Pode Negociar Tudo!”, de Herb Cohen, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !