Nova parceria entre ICMBio e Google convida as pessoas a explorar as florestas, trilhas, rios, cachoeiras e demais atrativos das Unidades de Conservação do país sem sair de casa, com apenas um clique no mouse ou um toque na tela do celular
Débora Spitzcovsky
Mário Leite
As dunas dos Lençóis Maranhenses, o colorido das aves do Pantanal, as praias paradisíacas de Fernando de Noronha, os cânions de Aparados da Serra, as cataratas do Iguaçu... Já imaginou poder explorar essas e muitas outras atrações naturais das Unidades de Conservação (UCs) do Brasil, sem nem sair de casa?
Essa é a proposta do Park View, programa criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Google, que convida as pessoas a realizar um tour virtual de 360º pelas florestas, trilhas, rios, cachoeiras e demais atrativos dos parques e reservas naturais do Brasil, pelo computador ou celular.
O programa foi lançado, oficialmente, nesta quarta-feira (17), quando o Brasil comemora o Dia de Proteção às Florestas. Em Brasília, Roberto Vizentin, presidente do ICMBio, e Mariana Macário, representante do Google no Brasil, assinaram termo de reciprocidade e anunciaram que, na próxima semana, será definido o cronograma das coletas de fotos das regiões que participarão da iniciativa.
A princípio, 30 UCs serão fotografadas para o Park View, sendo que grande parte delas já é considerada Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As demais Unidades de Conservação do país - são 313, no total - devem ser incluídas mais para frente no projeto.
As fotos serão captadas nos mesmo moldes das imagens do Google Street View, por meio de equipamentos eletrônicos adaptados a uma mochila, triciclo ou barco, proporcionando o acesso às áreas mais remotas das UCs, onde carros não conseguem chegar.
A ideia do Park View é aproximar a população das belezas naturais do país e, ainda, incentivar o turismo sustentável no Brasil. Segundo o ICMBio, as UCs abertas ao público atraem, em média, 5,5 milhões de visitantes por ano. Com o novo programa, espera-se que esse número aumente, já que a quantidade de internautas brasileiros ultrapassa os 70 milhões.
O ICMBio não divulgou a data em que o Park View poderá ser acessado pelo público.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !