sexta-feira, 1 de março de 2013

Levantamento mostra alto risco de dengue na Capital


28/02/2013 08:51:52

Foto: Denise Righi/Divulgação PMPA
Agentes utilizaram sistema que permite envio de informações por celular
Agentes utilizaram sistema que permite envio de informações por celular
O relatório final do Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), realizado em Porto Alegre de 14 a 21 de janeiro deste ano, aponta índice de infestação predial do mosquito transmissor da dengue de 4,6%, considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde. O resultado mostra acréscimo de 2,7% em comparação ao índice de janeiro de 2012. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do munícipio.
 
Conforme o levantamento, foram visitados 12.647 imóveis em 82 bairros, dos quais 6,1% apresentaram baixo risco, com infestação inferior a 1%, que é o recomendado pelo Ministério da Saúde. Em 48 bairros (58,5%) o índice registrado em janeiro deste ano, foi superior a 3,9%, condição considerada de alto risco para transmissão da doença. Nos demais 29 bairros (35,4%), a situação é de médio risco de infestação. Em janeiro de 2013 foram identificados 588 imóveis com a presença de Aedes aegypti e 847 criadouros com larvas dessa espécie.
 
A atividade segue a metodologia indicada pelo Ministério da Saúde, que requer o sorteio de quarteirões e imóveis e permite que sejam amostrados todos os bairros da cidade no mesmo período. “A identificação de casos autóctones de dengue confirmam a condição de risco identificada pela alta densidade de mosquitos na cidade. Por isso, destaca-se a necessidade de que se mantenha o envolvimento da população para o controle dos depósitos nos imóveis residenciais e comerciais, pois com esses cuidados será possível minimizar as condições de transmissão da dengue em Porto Alegre nos próximos meses”, destaca o coordenador em exercício da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Anderson Araujo de Lima.
 
Inovação - Os 120 agentes utilizaram o sistema de registro de dados Dengue Report, que permite que as informações sejam enviadas por telefone celular diretamente ao Controle Operacional da Dengue na CGVS. O agente realiza o cadastro do imóvel e coloca uma etiqueta adesiva em algum local da área interna. Essa inovação permitirá o acompanhamento das atividades on line e a avaliação mais ágil do resultado do levantamento.
 
Os levantamentos são realizados três vezes por ano. Participaram do primeiro levantamento de 2013, 121 pessoas, entre agentes de combate a endemias da CGVS, supervisores, estagiários de nível médio e superior e técnicos do Núcleo de Vigilância em Roedores e Vetores.
 
Confira a situação por bairros
 
Alto Risco – Centro, Farroupilha, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Bom Fim, Arquipélago, Auxiliadora, Mont'Serrat, Bela Vista, Petrópolis, Jardim Botânico, Rio Branco, Menino Deus, Santa Cecília, Praia de Belas, Azenha, Cidade Baixa, Santana, São Sebastião, Vila Ipiranga, Cristo Redentor, Jardim Lindóia, Sarandi, Passo das Pedras, Rubem Berta, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Bom Jesus, Jd. do Salso, Mario Quintana, Cristal, Santa Teresa, Medianeira, Aberta dos Morros, Nonoai, Teresópolis, Vila Nova, Camaquã, Cavalhada, Partenon, Santo Antônio, São José, Cel. Aparício Borges, Vila João Pessoa, Lomba do Pinheiro, Agronomia e Restinga.
 
Médio Risco – Espírito Santo, Guarujá, Serraria, Hípica, Vila Assunção, Tristeza, Vila Conceição, Pedra Redonda, Ipanema, Glória, Cascata, Belém Velho, Jardim Carvalho, Protásio Alves, Jardim Itú-Sabará, Vila Jardim, Boa Vista, Passo D´Areia, Higienópolis, Navegantes, São Geraldo, Marcílio Dias, Farrapos, São João, Anchieta, Humaitá, Sta. Maria Goretti, Jd. São Pedro, Jd. Floresta
 
Baixo Risco – Chapéu do Sol, Ponta Grossa, Belém Novo, Lageado, Lami.

fonte:http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=158725&LEVANTAMENTO+MOSTRA+ALTO+RISCO+DE+DENGUE+NA+CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !