Consciente da importância da atividade de recolhimento e descarte pelo fabricante do resíduo pós-consumo, a ANAMMA apóia a oficina de capacitação
Nesta terça-feira (05/03), das 8h às 17h, ocorre a Oficina de Capacitação sobre a Resolução do Conama 362/2005, que trata da coleta e destinação final de óleos lubrificantes usados, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba.
O evento visa mobilizar os principais atores locais envolvidos com o tema e a sociedade civil como um todo, para compartilhar responsabilidades e mostrar o caminho para a disposição adequada do óleo lubrificante, de modo que não afete negativamente o meio ambiente.
A ação faz parte da operação de logística reversa, instrumento de desenvolvimento econômico e social estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propõe um conjunto de procedimentos para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento e reciclagem.
“Consciente da importância da atividade de recolhimento e descarte pelo fabricante do resíduo pós-consumo, a ANAMMA apóia a oficina de capacitação e espera que o setor privado participe e consiga implementar iniciativas que possam viabilizar o aumento da reciclagem, a redução dos impactos ambientais e, também, a geração de emprego e renda aos municípios”, afirma Jussara Carvalho, vice presidente da a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).
Na ocasião haverá diversas palestras sobre a produção, comercialização, refinamento e reaproveitamento de óleo lubrificante, e o licenciamento ambiental, entre outras temáticas. Ao final do evento um filme ilustrará o processo dos óleos lubrificantes pós consumo, levando em conta o conceito da logística reversa.
A oficina é uma atividade prevista no Termo de Cooperação pactuado entre a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e do Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais (Sindirrefino), entidades que compõem o Grupo de Monitoramento Permanente da Resolução CONAMA.
Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei nº 12.305), sancionada após mais de duas décadas de discussão, reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos.
Regulamentar o processo de coleta seletiva e a reciclagem é o foco da Política, que também deixa clara a distinção entre resíduo (lixo reaproveitável ou reciclável) e rejeito (o que não pode ser reaproveitado), institui a destinação dos rejeitos para os aterros sanitários e a exigência dos municípios elaborarem planos de resíduos sólidos e impõe o prazo até 2014 para o fechamento dos lixões.
SERVIÇO
O que: Oficina de Capacitação da Resolução 262/2005, que trata da coleta e destinação de óleos lubrificantes usados Quando: 5 de março Onde: Auditório da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba / PR)
Informações:
· Ana Carolina - (21) 7405-0524 / contato@anamma.com.br / ana.carolina@anamma.com.br
· Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná - cres@sema.pr.gov.br
fonte: http://www.anamma.com.br/mostra-noticia.php?id=359
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !