Ativistas do Greenpeace protestando em frente a loja Zara de Hong Kong - ©
Clemente Tang / Greenpeace
Nossa campanha pedindo para a Zara que se desintoxique começou há apenas 48 horas. Até
agora, mais de 200 mil clientes preocupados, ativistas e
fashionistas já assinaram, alertando a maior varejista do mundo que ela precisa
criar moda sem poluir.
Com essa enorme mobilização de pessoas pedindo à empresa que se
responsabilize pela poluição causada na fabricação e lavagem de suas roupas, não
é surpreendente que a Zara tenha decidido se pronunciar sobre a campanha
Detox do Greenpeace.
A empresa respondeu alguns de seus e-mails reiterando sua “boa
vontade em tomar as atitudes necessárias para alcançar, no menor tempo possível,
a meta geral de parar a poluição”. Isso é encorajador. O
Greenpeace já está conversando com a marca sobre como eles pretendem transformar
essas palavras em atitudes, porque palavras não são
suficientes.
Neste momento, ao redor do mundo, nossa água está sendo envenenada
com perigosas substâncias químicas que vêm da indústria têxtil. Quando liberadas
no meio ambiente essas substâncias podem se ‘quebrar’ e formar outras ainda mais
prejudiciais, algumas delas cancerígenas e ainda outras capazes de alterar a
forma como os hormônios naturais agem no corpo humano.
Muitos desses elementos foram encontrados
nos produtos da Zara que testamos em um laboratório independente. Isso
significa que eles foram usados no processo de produção e depois liberados em
rios e cursos-d’água ao redor do mundo.
E quando uma marca produz colossais 850 milhões de peças de roupa
por ano, como a Zara, isso tem um grande impacto tanto no meio ambiente quanto
nas pessoas que utilizam essa água para consumo próprio.
Foi por isso que escolhemos a Zara como a próxima marca para liderar
a estrada em direção a um futuro livre de tóxicos. Seu tamanho e sua escala
mostram que a empresa tem uma posição de liderança ideal para catalisar maiores
mudanças dentro da indústria têxtil. Os fornecedores escutam marcas como a Zara
porque elas oferecem muitas oportunidades de negócios. Como uma indústria líder,
fica claro que outras marcas seguirão seus passos.
Então o que exatamente estamos pedindo para a maior marca de
roupas do mundo?
Nós acreditamos que a Zara tem responsabilidade junto ao
público e ao meio ambiente de acabar definitivamente com toda a
liberação de produtos químicos perigosos dos seus processos de produção, e pedir
a seus fornecedores que revelem quais substâncias estão sendo jogadas em nossos
preciosos cursos-d’água. As pessoas que vivem próximas a essas fábricas e
compram esses produtos têm o direito de saber o que está presente em suas peças
de roupa e os efeitos prejudiciais dessas substâncias quando liberadas no meio
ambiente.
Alguns dos maiores concorrentes da Zara já estão mostrando como
andar pela passarela da moda livre de tóxicos. Mark e Spencer, por exemplo, se comprometeram a revelar
informações sobre a produção de cinco fornecedores até fevereiro de 2013.
Considerando-se que a Zara é muito maior que a M&S, é razoável esperar que a
empresa deva, no mínimo, tomar uma atitude parecida.
Outro concorrente próximo, a H&M, deu uma data concreta para
quando pretende acabar com o uso de PFCs – um dos grupos químicos mais perigosos
usados pelo setor. A H&M diz que isso será possível até o dia 1º de janeiro
de 2013. Então o que impede a Zara de fazer o mesmo com esse e outros produtos
químicos que são usados na produção de suas roupas?
A empresa aparentemente consegue projetar, produzir e entregar peças
de roupas e tê-las em suas lojas em apenas 15 dias. Queremos vê-los usando sua
velocidade para dar resposta à questão urgente da poluição e limpar a indústria
da moda de vez.
Afinal, a Zara sabe deste problema há muito tempo. Nosso primeiro relatório apontando a poluição de tóxicos causada
pela produção têxtil foi publicado há quase 18 meses. Desde então a empresa fez
muito pouco. Mas graças ao apoio, persistência e criatividade de pessoas como
você nestes últimos dois dias, a Zara finalmente parece ter entendido a
gravidade do problema.
Continue compartilhando a campanha com seus amigos. Quanto mais
pessoas participarem, mais os líderes dentro da empresa vão perceber que
precisam tomar atitudes ambiciosas e imediatas para se desintoxicar. Sinta-se à
vontade para ir ao mural da Zara no Facebook ou mandar uma mensagem via Twitter pedindo à marca que mostre a liderança e
responsabilidade condizentes com a varejista número 1 do mundo.
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