sábado, 14 de maio de 2016

Pegada ecológica
Pegada ecológica é tradução do Inglês “ecological footprint” e refere-se, para divulgação ecológica, à quantidade de terra e água  necessária para sustentar a população, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos, gastos por uma população.
A pegada ecológica é hoje usada ao redor do mundo como um indicador de sustentabilidade ambiental. Pode ser usado para avaliar e gerenciar o uso de recursos econômicos. É comumente usado para explorar a sustentabilidade do estilo de vida de indivíduos, produtos e serviços, organizações, setores industriais, vizinhanças, cidades, regiões e nações.
O termo foi primeiramente usado em 1992 por William Rees, ecologista e professor canadense da Universidade de Colúmbia Britânica. Em 1995, Rees com o co-autor Mathis Wackernagel publicaram o livro intitulado “Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth.”
A pegada ecológica de uma população industrializada é, via de regra , maior do que a de uma população menos desenvolvida.
Para calcular  Pegada ecológica é necessário anadir todas os componentes que podem causar impactos ambientais, como:
·         área de energia fóssil ( área  para a absorção do CO2 que é libertado em excesso )
·         terra arável ( terra  necessária para suprir as necessidades alimentícias da população pela agricultura)
·         floresta ( área de floresta necessária para fornecer madeira e seus derivados e outros produtos não lenhosos) área urbanização (  área necessária para a construção de edifícios)
·         Varias organizações não governamentais (ONGs) lançaram programas para cálculo da pegada ecológica
Como diminuir a pegada ecológica. É possível integrar harmonicamente uma vida social, econômica e cultural a um padrão de vida sustentável em todos sentidos. O movimento das ecovilas e das Cidades em Transição constitui um exemplo de como reduzir a pegada ecológica de um individuo,comunidade família ou . Começando pelo tipo de materiais de construção numa casa, redefinição de padrões de consumo, e o simples ato de compartilhar e cooperar com as pessoas ao redor pode diminuir muito o impacto de um individuo.

Na Alemanha, Ecovila Sieben Linden, em casas  feitas de fardos de palha, madeira e barro, o consumo de energia não passa de 5% da média das casas com padrão ecológico. São casas super eficientes, baratas e muito resistentes. A  produção de CO2 nessa ecovila está apenas em 20% da média da Alemanha. Os banheiros secos de compostagem, não precisam de água e os resíduos tratados virão adubo. A comida é basicamente toda produzida no local, também de forma ecológica. Os carros são compartilhados com os membros da comunidade, e o meio de transporte mais usado é a bicicleta. Manter um contato mais próximo com os vizinhos, diminuir a pegada ecológica e os custos financeiro ,se traduz em menos stress e um estilo de vida pleno.

Disponível em: https://ecotelhado.com/arquitetura-sustentavel/?utm_content=bufferf2398&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !