domingo, 24 de fevereiro de 2013

Limpeza de bueiros facilita escoamento de água da chuva


Por Thábata Ferreira


A equipe da Secretaria de Serviços Públicos realiza a limpeza manual e mecânica dos bueiros, junto ao Mutirão da Limpeza que acontece toda semana em bairros diferentes Foto: Secom



A limpeza e manutenção de bueiros na cidade vêm sendo desenvolvida pela Prefeitura de Campos de forma conjunta entre várias secretarias. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos realiza a limpeza manual e mecânica dos bueiros, junto ao Mutirão da Limpeza que acontece toda semana em bairros diferentes, além disso, há o serviço realizado diante de solicitações. Por mês, cerca de 2.000 bueiros são limpos. 
- Na área Central, o serviço é diferencial, por se tratar de um maior número de entrada de dutos - sendo a limpeza feita à noite ou nos finais de semana. As equipes de cuidado manual trabalham com uma grande sacola captadora dos resíduos e uma cavadeira de concha, onde é possível a retirada dos resíduos que impossibilitam a passagem das águas pluviais. Já a limpeza mecânica se trata de um caminhão vacoll, onde uma grande mangueira é introduzida nos ramais, havendo a desobstrução destes com jatos de água – explica o secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque.
Zacarias também faz um apelo à população, pedindo para que se evite o descarte de qualquer resíduo nas galerias para evitar também que haja o entupimento. “É importante o cuidado com nossa cidade e uma das ações fundamentais para este cuidado é o descarte dos resíduos nos sacos de lixo pra recolhimento semanal destes, feito pela secretaria de Serviços Públicos”, pontua.
Já a Secretaria de Obras e Urbanismo realiza um trabalho paralelo e complementar à limpeza feita pela secretaria de Serviços Públicos. Através de um caminhão Silverjet, a secretaria realiza cerca de 100 atendimentos por mês, com limpeza de bueiros na cidade, além de mutirão em localidades mais distantes. Cerca de 10 homens realizam junto ao trabalho de limpeza, a reposição de tampas de ralos centrais (em ferro) e laterais (em concreto), nas ruas que necessitam de reparos.
Nos períodos de chuvas, com as águas sendo levados para os ralos, os resíduos encontrados pelo caminho, além de acontecer também o descarte incorreto de lixos em vias públicas, o que acaba por dificultar o escoamento das águas que passam pelas ruas e chegam aos ralos. A limpeza dos bueiros facilita o escoamento das águas. Além a desobstrução feita pelas secretarias de Obras e Serviços Públicos, ainda há a secretaria Defesa Civil Municipal, que trabalha para que a água acumulada seja removida com maior rapidez possível.
- Através de motobombas, retiramos água acumulada de onde há alagamento na cidade, em conseqüência de galerias obstruídas por causa de resíduos depositados indevidamente nas ruas. O ideal seria que as pessoas evitassem de jogar lixo em locais impróprios ou que colocassem os resíduos em sacolas nos dias da coleta. Caso estes resíduos sejam colocados antes do dia do recolhimento, há o risco de chover antes e o lixo ser empurrado pelas águas para as galerias ou algum animal mexer no resíduo e espalhá-lo pelas ruas. O importante é prevenir e evitar o entupimento dos bueiros para impedir o acúmulo de água nas ruas em dias de chuva – destaca o subsecretário de Defesa Civil, Major Edson Pessanha.
Postado por: Secom - 14/02/2013 16:01:00
fonte: site da PMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !