A Via Túnel PGF elaborou todos os projectos na área de construção civil destas duas Centrais. Estas infra-estruturas permitem um elevado salto qualitativo ao nível do processo de tratamento de resíduos sólidos urbanos no litoral centro, através do aumento da capacidade e da automatização da triagem dos resíduos, recorrendo às novas tecnologias.
Têm uma área de intervenção que se aproxima dos 7000 km2 e servem uma população de cerca de 1 milhão de habitantes (10% da população nacional).Representaram um investimento de cerca de 116 milhões de euros contando com a comparticipação do Programa Operacional Mais Centro e o Programa Operacional de Valorização do Território.
Em cada estação de tratamento estão integradas, uma unidade de tratamento mecânico e biológico (TMB) para tratamento dos resíduos sólidos urbanos indiferenciados, uma unidade de triagem automatizada para tratamento dos resíduos recicláveis provenientes da recolha selectiva, uma Estação de Tratamento de Águas Residuais e uma unidade de valorização energética do biogás produzido na unidade TMB.
Cada Estação de Tratamento é composta principalmente por:
• Zona de recepção e descarga dos resíduos sólidos urbanos. É composta por 6 compartimentos de descarga, uma zona de caracterização, dois fossos de recepção e uma fossa central onde estão situadas as tremonhas e os tapetes transportadores;
• Pavilhão de triagem dos resíduos sólidos urbanos provenientes dos tapetes transportadores da zona de recepção. Este processo é controlado através de uma sala de controlo. Nesta zona existe um passadiço público exterior para as visitas guiadas abertas ao público em geral;
• Hangar de pós-compostagem e afinação do composto;
• Zona destinada à pré-compostagem do material estruturante. Esta estrutura é composta por uma série de túneis de compostagem dos resíduos operando a temperaturas até 60ºC;
• Edifício Administrativo;
• Estação de tratamento de águas residuais (ETAR) especifica para cada central.
Gabinete:
A Via Túnel PGF é uma empresa de estudos e projectos de engenharia, cujas actividades principais se iniciaram em Julho de 2004.
O seu core-business centra-se na realização de projectos de referência nacional e internacional na área da engenharia civil,c om destaque para as especialidades de estruturas em saneamento, referentes principalmente a projectos de ETA’S e ETAR’S, Estruturas Industriais, obras marítimas, obras de arte, e à reparação e reconstrução de edifícios.
A qualidade dos projectos a custos controlados e o cumprimento dos prazos visa o objectivo da nossa missão – “A satisfação dos nossos Clientes”.
Ao longo do seu percurso operacional, a Via Túnel PGF elaborou os projectos de algumas das maiores ETA’s e ETAR’S do país, nomeadamente a ETA da Asseiceira, a ETAR da Guia e, mais recentemente, a ETAR de Alcântara, projectada para uma população de 756 mil habitantes da área metropolitana de Lisboa. Na área industrial, a empresa tem como principal referencia a execução de todos os projectos de especialidades da ERSUC – Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Centro em Aveiro e Coimbra, cuja descrição do projecto se encontra nas páginas anteriores.
A globalização da empresa tem vindo a fazer-se progressivamente, com maior destaque desde 2008.
A competitividade dos mercados internacionais convidam à criação de parcerias com empresas nacionais e/ou estrangeiras e a sustentabilidade do crescimento “além fronteiras” é a base do sucesso.
Na área internacional, a Via Túnel PGF elaborou os projectos das redes de águas e esgotos da cidade de Porto Aboim em Angola, as infra-estruturas exteriores da baía de Santa Isabel em Malabo (Guiné Equatorial) e a revisão do projecto do hotel Luanda Plaza.
Em 2009 a Via Túnel PGF desenvolveu também o projecto da Ampliação do Porto de Casablanca, em Marrocos, e o respectivoviaduto de acesso. Recentemente elaborou o projecto dos viadutos do Metro Ligeiro de Superfície em Macau.
O reconhecimento do mérito dos trabalhos realizados, representam a criação de valor para os clientes da Via Túnel PGF, para a própria empresa e para os seus técnicos. A aplicação em novos projectos do “know-how” adquirido aolongo dos anos, visa a criação de valor contínuo para a sociedade que nos rodeia.
Projectos em carteira:
- Ampliação do Hospital de Santo António, Porto;
- Ampliação do porto militar de Bata, Guiné Equatorial;
- Novo estaleiro naval de Bata, Guiné Equatorial;
- Pontes de Kogo e Akoga, Guiné Equatorial;
- Protecção da Arriba de S. João do Estoril;
- Reabilitação da Escola de Carnide, Lisboa.
fonte: http://www.anteprojectos.com.pt/2013/01/15/ersuc-estacao-de-tratamento-de-residuos-solidos-e-urbanos-em-aveiro-e-coimbra/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo sua participação e opinião !