domingo, 4 de novembro de 2012

Mercado da reciclagem se fortalece no País


Leone Farias

O tema da reciclagem e da reutilização de resíduos, há alguns anos, deixou de ser mera curiosidade para se tornar prática crescente de empresas e do setor público. Com isso, tem se consolidado um mercado que envolve a coleta, o transporte, a triagem e o processamento de materiais reciclados. Esse segmento vem em expansão: só a indústria recicladora fatura atualmente cerca de R$ 14 bilhões anuais no Brasil, com ritmo de expansão de 30% nos últimos cinco anos, aponta Adriano Assi, diretor da EcoBrasil, organizadora da feira ExpoSucata, que congrega as tecnologias para essa área.
Outros dados do segmento atestam o potencial dos negócios do lixo e da reciclagem. Entre 2010 e 2011, o aproveitamento de resíduos sólidos cresceu cerca de 70% e o número de empresas que passaram a monitorar esses materiais em processos de produção subiu de 81,3% para 94,9%. A coleta seletiva também vem em alta: entre 2000 e 2008, o número de municípios que adotou a prática dobrou. Isso embora apenas 19,5% das cidades pratiquem a separação para a reciclagem, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As práticas de coleta e processamento dos recicláveis devem ganhar ainda mais impulso, como resultado da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei 12.305 de 2010 e atualmente em fase de regulamentação. Um dos artigos da legislação determina o fim dos lixões até 2014 e a logística reversa, que determina que as indústrias são responsáveis por seus produtos e embalagens descartados.
O mercado só não está melhor neste ano porque está diretamente ligado à atividade industrial, observa o executivo. "Quando a economia está aquecida, as indústrias produzem mais e geram mais resíduos", afirma. Também poderia haver mais estímulos ao segmento, acrescenta o diretor da EcoBrasil. "Hoje existe bitributação sobre a matéria-prima (o reciclável), que já pagou imposto lá atrás (antes de o item se tornar resíduo)", diz.
FEIRA - Já em sua sétima edição, a ExpoSucata, que será realizada no Centro de Exposições Imigrantes a partir de amanhã, até quarta-feira, reunirá empresas de diversas áreas ligadas a essa cadeia produtiva, entre as quais fabricantes e distribuidores de equipamentos e indústrias que utilizam os recicláveis em seu processo produtivo, por exemplo.
Assis estima que 3.200 profissionais do ramo vão visitar a feira. Em 2011, foram 2.530. Ele não faz projeção sobre o volume de faturamento das empresas no evento de 2012, mas cita que, no ano passado, foram gerados R$ 30 milhões em negócios.
Feira reúne empresas de equipamentos para atividade
A distribuidora Henry Peças, de São Bernardo, que comercializa equipamentos hidráulicos para caminhões, vai expor pela primeira vez na ExpoSucata. O empresário Jonas Henrique se mostra confiante com as perspectivas de vendas para o segmento da reciclagem.
Ele explica que caminhões que coletam resíduos sólidos ou orgânicos precisam desses sistemas, seja para fazer a compactação ou para pegar caçambas. Fundada há apenas dois anos e meio, a empresa já tem cerca de 100 clientes e 30% dos negócios na área de lixo e sucata.
O evento reunirá ainda indústrias sucateiras, provedores de tecnologia para análise de materiais, fabricantes de prensas e siderúrgicas, por exemplo, entre outras empresas ligadas a essa cadeia produtiva ou que compram materiais desse segmento.
SERVICO - ExpoSucata & ExpoLixo 2012. Data: dos dias 11 a 13/10. Horário: das 13h às 20h (exposição) e das 9h30 às 18h (Congresso). Local: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo). Evento técnico, apenas para profissionais do ramo. Mais informações pelo site www.exposucata.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !