sábado, 9 de junho de 2012

vc repórter: garrafas PET viram jardins suspensos em escola do RS


25 de maio de 2012  14h47  atualizado às 15h00


Jardim suspenso feito com material reciclado enfeita escola em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Foto: Daniela Vieira Costa Menezes/vc repórter
Jardim suspenso feito com material reciclado enfeita escola em Novo Hamburgo, no Rio Grande do SulFoto: Daniela Vieira Costa Menezes/vc repórter
  • Garrafas PET, tesoura e tinta. É com este o material que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Quitéria, em Novo Hamburgo (RS), vem ampliando sua área verde e mudando o aspecto do colégio.
Foi com o objetivo de promover a sustentabilidade e mostrar a importância do meio ambiente para seus 42 alunos do quarto ano, que a professora Daniela Menezes iniciou o projeto. Preocupada com a questão ambiental, a pedagoga sempre inseriu conceitos de sustentabilidade em todas as disciplinas trabalhadas. Mas foi apenas agora que conseguiu desenvolver um projeto articulado, dividido em duas frentes, e que envolverá todo o ano letivo.
"No primeiro semestre estamos trabalhando a questão do lixo, da reciclagem e a importância das plantas para a vida. No segundo, daremos ênfase às relações entre as pessoas e ao que cada um pode fazer para ter um mundo melhor para viver", explica a professora.
Os resultados da primeira etapa do projeto já são visíveis tanto na estética da escola quanto no comportamento dos alunos. As garrafas PET que antes precisavam aguardar 400 anos para se transformarem, nas mãos dos alunos viraram jardins suspensos e canteiros que enfeitam todo o colégio. Aprendendo sustentabilidade os alunos se divertiram fazendo arte.
"É impressionante e bonito de ver a mudança no comportamento das crianças. É nesse momento que a gente nota como o projeto vale a pena. Todos estão envolvidos, os alunos de outras turmas também estão percebendo como a escola está mais colorida e, na sala de aula, não tem mais desperdício, até pedacinhos de papéis em branco são guardados em uma caixa para serem reaproveitados em outras atividades", conta.
A iniciativa da professora mostra que cada pequena promoção do verde é importante e relembra que transformar o mundo por meio da educação é possível.
A internauta Daniela Vieira Costa Menezes, de Novo Hamburgo (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !