Edu 4 de agosto de 2009 | 07:06rt44man em Flic
Alguns Estados criam legislação que obriga a reciclagem de vidros automotivos danificados.Que os carros estão tentando se tornar “mais verdes” no mundo inteiro, isto não é novidade, mas temos que assumir e parabenizar algumas iniciativas brasileiras que tem dado destaque ao país neste sentido mundo afora. Ainda temos muito a aprender, é verdade, mas a criatividade dos nossos industriários e pesquisadores merecem crédito.Idealizada pelo Instituto Autoglass Socioambiental de Educação – IASE, no Estado do Espírito Santo foi aprovada uma lei que obriga a reciclagem dos vidros automotivos no Estado, e esta lei agora expande suas fronteiras para outros estados, como Mato Grosso, onde já foi sancionada, e Bahia, aonde ainda tramita na Assembléia.Dá um certo receio quando a iniciativa parte do governo, pois aqui é natural que sempre se procure uma forma de burlar a lei, quando o ideal seria que esta medida fosse uma cobrança do próprio consumidor… mas de um jeito ou de outro, a intenção é nobre e a iniciativa é válida.Medidas como esta trazem implícito o desenvolvimento de uma nova atividade econômica para a sociedade, proporcionando a abertura de novos postos de trabalho, pelo simples fato de um material que antes era nocivo e sem possibilidade de nova utilização ser transformado em matéria-prima, novamente destinada aos fabricantes de vidro.Já há algum tempo, o Brasil ganhou destaque na mídia internacional ao anunciar que 100% dos veículos novos nacionais e em circulação no país vinham de fábrica com o carpete feito de PET reciclado. Fomos o primeiro país também a popularizar a tecnologia dos motores flexíveis, embora estes não tenham sido desenvolvidos no Brasil. Alguns números da reciclagem de vidros no Brasil.Segundo dados do IASE, no Brasil são quebrados em média 1,5 milhões de parabrisas anualmente, dos quais apenas 5% são reciclados atualmente. E dos 21 milhões de vidros laterais e traseiros fabricados, apenas 1,6 milhões têm condições de serem reciclados, devido à forma como são danificados no momento da quebra.O número de vidro automotivo quebrado no país é tão elevado que, se coloássemos cada estilhaço lado a lado recapeando uma estrada, teríamos uma via de vidro com 1500 quilômetros de extensão.Fonte | Maxpress
Alguns Estados criam legislação que obriga a reciclagem de vidros automotivos danificados.Que os carros estão tentando se tornar “mais verdes” no mundo inteiro, isto não é novidade, mas temos que assumir e parabenizar algumas iniciativas brasileiras que tem dado destaque ao país neste sentido mundo afora. Ainda temos muito a aprender, é verdade, mas a criatividade dos nossos industriários e pesquisadores merecem crédito.Idealizada pelo Instituto Autoglass Socioambiental de Educação – IASE, no Estado do Espírito Santo foi aprovada uma lei que obriga a reciclagem dos vidros automotivos no Estado, e esta lei agora expande suas fronteiras para outros estados, como Mato Grosso, onde já foi sancionada, e Bahia, aonde ainda tramita na Assembléia.Dá um certo receio quando a iniciativa parte do governo, pois aqui é natural que sempre se procure uma forma de burlar a lei, quando o ideal seria que esta medida fosse uma cobrança do próprio consumidor… mas de um jeito ou de outro, a intenção é nobre e a iniciativa é válida.Medidas como esta trazem implícito o desenvolvimento de uma nova atividade econômica para a sociedade, proporcionando a abertura de novos postos de trabalho, pelo simples fato de um material que antes era nocivo e sem possibilidade de nova utilização ser transformado em matéria-prima, novamente destinada aos fabricantes de vidro.Já há algum tempo, o Brasil ganhou destaque na mídia internacional ao anunciar que 100% dos veículos novos nacionais e em circulação no país vinham de fábrica com o carpete feito de PET reciclado. Fomos o primeiro país também a popularizar a tecnologia dos motores flexíveis, embora estes não tenham sido desenvolvidos no Brasil. Alguns números da reciclagem de vidros no Brasil.Segundo dados do IASE, no Brasil são quebrados em média 1,5 milhões de parabrisas anualmente, dos quais apenas 5% são reciclados atualmente. E dos 21 milhões de vidros laterais e traseiros fabricados, apenas 1,6 milhões têm condições de serem reciclados, devido à forma como são danificados no momento da quebra.O número de vidro automotivo quebrado no país é tão elevado que, se coloássemos cada estilhaço lado a lado recapeando uma estrada, teríamos uma via de vidro com 1500 quilômetros de extensão.Fonte | Maxpress
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